Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 45 - 31 de maio a 6 de junho de 2004
 


       Noturno
A participação do número de alunos que estudam à noite em relação ao total diminuiu nos últimos cinco anos, segundo dados do Inep/MEC. Passou de 54,5%, em 1999, para 43,8%, em 2003. Neste período, o número de estudantes que estudam durante o dia aumentou 1,3 milhão. Em 1999, dos 7,7 milhões de matriculados no ensino médio, 4,2 milhões estudavam à noite. Em 2003, a matrícula subiu para 9,1 milhões, mas a do noturno continuou a mesma.





       Intercâmbio
O grupo de pesquisa em Biofísica Teórica e Computacional do Cefet-BA participará de mini-curso sobre Modelagem Computacional de Sistemas Biológicos, que será realizado, de 31 de maio a 12 de junho, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Do curso, que incrementa o intercâmbio científico-cultural na área de biotecnologia entre o Brasil e a Argentina, participarão 17 alunos brasileiros, seis argentinos e um colombiano.
Timor conhece políticas brasileiras para educação tecnológica

Capacitação profissional de timorenses vai auxiliar reconstrução do país

O ministro da Educação, Cultura, Juventude e Desporto do Timor Leste, Armindo Maia, interessado em conhecer as iniciativas do governo brasileiro no atendimento das demandas da educação profissional, visitou a Secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, na semana passada.

Recém saído das lutas de independência da colonização portuguesa, em 1975, e de invasões dos vizinhos indonésios, que vitimaram dois terços de sua população, o país se encontra em processo de reestruturação física, social e política.

Segundo o ministro Armindo Maia, 90% das escolas do Timor Leste foram destruídas nas guerras e o sistema educacional foi desmontado. Atualmente, metade da população timorense é analfabeta e 25% das crianças não têm acesso ao ensino primário.

Nesse esforço de reconstrução nacional, a educação profissional tem importância essencial na capacitação dos cidadãos do Timor para a recuperação do país, como disse Armindo Maia ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Antonio Ibañez Ruiz.

O Timor Leste tem apenas uma escola de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), dois centros de missões católicas e algumas escolas comerciais. Essas instituições oferecem cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil, costura, eletricidade, marcenaria, mecânica de automóveis, panificação e refrigeração.

Segundo o ministro Armindo Maia, 80% da população timorense vive da agricultura, razão pela qual deseja estabelecer uma cooperação com a Setec nessa área. O secretário Ibañez, além de sugerir uma parceria trilateral, na qual o Brasil entraria com apoio técnico e um terceiro país, com a montagem de laboratórios e equipamentos, convidou o Timor a enviar técnicos para conhecer, de perto, as ações brasileiras de capacitação profissional.

 




Setec e Concefet promovem encontro Brasil-Canadá

"Planejando a Educação Tecnológica". Este será o tema do workshop Encontro Brasil-Canadá para a Educação Tecnológica, marcado para os dias 7 a 9 de junho, no Hotel Carlton, em Brasília. O evento, que tem o apoio do Conselho Nacional de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet) e da Association of Canadian Community Colleges (ACCC), vai discutir o intercâmbio entre as entidades, o desenvolvimento das redes de Educação Profissional e Tecnológica e a disseminação da tecnologia de planejamento estratégico desenvolvido no âmbito da cooperação. Além de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), participarão do encontro de trabalho, diretores de Cefets e da ACCC.

No dia 7, às 14h, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Antonio Ibañez Ruiz, faz a abertura do encontro, em conjunto com o presidente do Concefet, Luiz Edmundo Vargas de Aguiar, e do presidente da ACCC, Bernard Lachans. À tarde, um representante brasileiro apresentará a rede de educação tecnológica aos participantes do evento, seguido por um técnico canadense, que explicará como funcionam os colégios comunitários em seu país. O dia termina com um relato sobre o sistema educacional brasileiro, sua estrutura e função e com um painel sobre formação profissional. Para o segundo dia, está prevista discussão sobre a consolidação de projetos de cooperação entre instituições brasileiras e canadenses e também sobre estratégias de planejamento no contexto dos colégios comunitários do Canadá. À tarde, técnicos da ACCC vão falar sobre planejamento estratégico. No dia 9, será apresentado um balanço do desenvolvimento de um modelo de planejamento participativo realizado pelo Cefet-SP, seguido da demonstração do Cefet-RJ sobre o planejamento na organização de núcleos de novas mídias e gás.



CEFET-SP REATIVA PROJETO ALFABETA

O Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP) quer reduzir o índice de analfabetismo na capital paulista. Atualmente, existem 1,8 milhão de pessoas acima de 15 anos que não sabem ler nem escrever no Estado e 382 mil na capital, segundo dados do IBGE. Para reduzir esses índices, o Cefet-SP reativou o projeto Alfabeta, baseado nos princípios da política educativa de Paulo Freire e da concepção construtivista de Emília Ferreiro.

A meta, que foi estipulada em conjunto com outras instituições da rede federal de educação tecnológica, era implantar cerca de 20 salas de aula para alfabetização de adultos em cada escola da rede, no período de ociosidade e disponibilidade da instituição. O Cefet-SP tomou a dianteira do movimento e hoje mantém três turmas voltadas para a etapa inicial da alfabetização e para uma fase posterior, dirigida a analfabetos funcionais.

Segundo a diretora de Ensino do Cefet-SP, Fátima Beatriz Delphino, tem sido grande a procura por esses cursos por parte de funcionários de limpeza e manutenção de shoppings e de empresas de ônibus do Canindé, na região central de São Paulo. Tanto que 55 alunos já estão sendo alfabetizados. Ao final do curso, eles receberão a certificação de ensino fundamental de nível l (primeira à quarta série), mais a da profissionalização que optarem.
Para os analfabetos funcionais, pessoas alfabetizadas, mas que não conseguem interpretar textos ou aplicar os conhecimentos adquiridos, foram reservadas duas turmas, cada uma com 30 alunos. A meta é que eles saiam com o ensino fundamental completo e mais uma profissionalização.

As áreas de atuação profissional oferecidas pelo Cefet-SP são as seguintes: atendimento ao público, economia doméstica, jardinagem, marcenaria, mecânica, pintura, serralheria e soldas e telemarketing.

A proposta do projeto é constituir-se em um programa de ensino em que os alunos deixem de ser "recipientes dóceis de depósitos, mas investigadores críticos, em diálogo com o educador", tal como apregoava Paulo Freire, diz Fátima Delphino.



CEFET DE MINAS MOVIMENTA A VIDA CULTURAL DE BH

Para se integrar ao circuito cultural de Belo Horizonte, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) tem promovido recitais, exibições comentadas de filmes nacionais e palestras, além de publicado livros, revistas, e antologias de grandes nomes da literatura mundial. Exemplos dessas atividades são a exibição, no dia 17 de junho, do filme "Uma onda no ar", de Helvécio Ratton, e, em julho, a palestra sobre jornalismo cultural com o editor do Suplemento Literário de Minas Gerais, Fabrício Marques.

Ao organizar essas atividades, o Cefet-MG abre suas portas para o público externo e também estimula o diálogo sobre a arte com a comunidade, segundo o chefe da Seção de Atividades Culturais (SAC) do Cefet-MG, Camilo Lara. A idéia, segundo ele, é que a programação do cinema comentado tenha uma linha temática educativa e outra sobre o estudo do cinema brasileiro. "Nossa proposta é oferecer uma formação crítica das técnicas e imagens utilizadas pelos cineastas brasileiros", diz.

Para Camilo Lara, o ciclo de palestras será essencial na  discussão sócio-cultural e pedagógica sobre vários temas e também para propiciar maior integração entre as áreas de estudo do Cefet e as comunidades interna e externa. Já o projeto Dazibao, que vai publicar livros, revistas e antologias, será uma contribuição da instituição para a divulgação de bens culturais.



Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
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