Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 202 - 5 a 11 de maio de 2008
 


       Eventos

1) A Setec/MEC realiza na terça e quarta-feira, 6 e 7 de maio, em Brasília, o 3º Encontro do Ciclo de Palestras sobre o Projeto Pedagógico dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento é voltado aos diretores de ensino das instituições da rede federal.

2) Na próxima semana o Prêmio Técnico Empreendedor será divulgado e apresentado, por uma equipe técnica do MEC, no Ceará e Espírito Santo. No dia 5, segunda-feira, a visita será no Cefet-CE. Já na quarta-feira, 8, a visita acontece no Cefet-ES.



       Nicarágua

Uma equipe do MEC composta por professores do Cefet de Rio Pomba e do Colégio Técnico Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora foi enviada na última segunda-feira, 28, a Manágua, capital da Nicarágua. Eles participam de debates sobre a reestruturação da educação secundária profissional daquele país e da revisão dos conteúdos curriculares de agroindústria e agropecuária, gestão, mecânica, agroturismo e ecoturismo. A missão brasileira fica na América Central até o dia 9 de maio.

Brasil Profissionalizado é lançado no RS e MT

Semana que vem o programa será apresentado em TO

Na última segunda-feira, 28, o programa Brasil Profissionalizado foi lançado no Rio Grande do Sul, o quarto estado a conhecer detalhes do programa, que incentiva a oferta do ensino médio integrado à educação profissional.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, explicou que o ensino médio integrado, público e de qualidade, é um dos principais focos do programa. “O país cresce e sente falta de trabalhadores qualificados. Hoje são 200 mil postos de emprego que não são preenchidos por falta de profissional capacitado”, diz. Cerca de 60% dos jovens que concluem o ensino médio não ingressam no ensino superior. “É por isso que estamos investindo pesadamente na expansão das escolas técnicas federais mas também dando aporte financeiro aos estados e municípios.”

Na terça-feira, 29, foi a vez do Mato Grosso receber a visita de representantes do MEC para o lançamento do programa no Estado.

O coordenador do Brasil Profissionalizado e diretor de Articulação Institucional da Setec/MEC, Irineu Colombo, ressaltou que “o financiamento do MEC será tanto para a melhoria da estrutura física das escolas quanto para o aperfeiçoamento do quadro de docentes”.

Durante o período de quatro anos (2008-2011), o MEC investirá R$ 900 milhões em escolas públicas estaduais de todo o país. O Brasil Profissionalizado financia ampliação ou reforma de escolas públicas de ensino médio e profissional, além de aquisição de mobiliário, equipamentos, laboratórios e acervo bibliográfico.

 




Escola pernambucana oferece disciplina exclusiva


O Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet) de Pernambuco, na unidade de Ipojuca, é a única instituição da rede federal de educação profissional e tecnológica a oferecer a disciplina instalações elétricas em atmosferas explosivas. A matéria é ministrada no curso de automação industrial, que reúne 72 alunos e formará a primeira turma em 2009.

De acordo com o engenheiro Dácio Jordão, apenas a rede particular de ensino oferece esse tipo de curso regularmente. “O que ocorre são cursos de capacitação para profissionais que já desempenham atividades nessa área. Geralmente, a formação é feita no próprio local de trabalho”, explica.

O engenheiro, que atuou por 32 anos na Petrobras, diz que na América do Sul ainda há muita desinformação sobre o assunto segurança. Na região, o Brasil é o país que mais tem conhecimentos na área. “O mercado sofre com a carência de pessoal que tenha esse tipo de formação”, acrescenta.

De acordo com o diretor da unidade Ipojuca, Enio Camilo, a idéia de implantar a disciplina surgiu da necessidade do próprio mercado local. “Os profissionais que trabalharão na refinaria que está sendo implantada no complexo de Suape exercerão suas atividades num ambiente de risco e, por isso, há demanda”, diz.

O curso de segurança do trabalho, também oferecido pela unidade, ministra disciplinas relacionadas a ambientes de risco, mas não aborda a questão técnica das instalações elétricas nesses tipos de ambientes, como ocorre em automação industrial.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br