Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 205 - 26 de maio a 1 de junho de 2008
 


       Inaugurações

Mais duas escolas técnicas serão inauguradas na próxima semana. Dia 29 de maio, quinta-feira, a escola de Júlio de Castilhos (RS) será entregue a comunidade. Já na sexta-feira, 30 de maio, a unidade de Feliz (RS) será inaugurada. As duas escolas fazem parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.


       Brasil Profissionalizado


Na próxima quarta-feira, 28, é a vez do Rio Grande do Norte receber o programa Brasil Profissionalizado. O programa vai investir R$ 900 milhões na construção ou reforma de escolas públicas de ensino médio integrado ao profissional, na melhoria da gestão e das práticas pedagógicas em todo o país.

 

Cadernos Temáticos: prazo aberto

Até o dia 8 de agosto, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) receberá artigos, resumos estendidos, práticas pedagógicas e sugestões de pautas de reportagens para os próximos números dos Cadernos Temáticos. A publicação divulga, em todo o país, experiências inovadoras, pesquisas, informações a atualidades da rede federal de educação profissional e tecnológica.

Cada volume da série aborda cinco temas, com reportagens, artigos científicos, relatos de experiência e de práticas pedagógicas. É uma forma de divulgar pesquisas e informações sobre o que acontece na área e estimular entre os professores a discussão de temas relevantes, que permitam a adoção de novas metodologias de ensino.

Todos os artigos têm sua publicação condicionada a pareceres dos membros do Conselho Editorial da Setec. Sugestões de modificações apresentadas pelos avaliadores ou pelo editor serão discutidas com o autor.

Artigos, resenhas e sugestões de pauta podem ser enviados para o endereço eletrônico comunicacaosetec@mec.gov.br.

Os procedimentos para inscrição de artigos para publicação e as especificações para o envio estarão disponíveis brevemente na página eletrônica da Setec.

Mais informações pelo telefone (61) 2104-9347.

 




Jovens e adultos garantem formação técnica

O estudante José Gomes da Silva, 20 anos, nunca imaginou que um dia sairia do assentamento Cajá, em Touros, Rio Grande do Norte, para trabalhar como técnico em controle ambiental na Venezuela. E que aliaria a experiência na agricultura a um trabalho de consultoria na área ambiental em um assentamento venezuelano. José é um dos 39 formandos do curso técnico em controle ambiental na modalidade de educação de jovens e adultos que colou grau na última semana no Centro de Formação Patativa do Assaré, em Ceará-Mirim.

Tal como José Gomes, Sandra Cândida da Silva, 29 anos, do município de Santo Antônio, considera a capacitação técnica fundamental. “O curso nos trouxe uma base científica que vai possibilitar uma contribuição mais ampla na parte ambiental e de vigilância sanitária”, disse. Sandra pretende seguir os estudos, de preferência num curso superior, na mesma área.

A formatura é resultado de parceria entre o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio Grande do Norte e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), numa iniciativa prevista nas ações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

O curso foi ministrado em cinco módulos nas instalações da antiga Escola Agrícola de Ceará-Mirim. “Foi um desafio”, disse a professora Leonor Oliveira. “Presenciei o crescimento desses alunos e posso afirmar que aconteceu uma verdadeira mudança.”


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br