Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 206 - 2 a 8 de junho de 2008
 


       Bolívia
A ministra da Educação e Cultura da Bolívia, Magdalena Cajías de la Vega, esteve esta semana, em Brasília, para conhecer os programas de formação de trabalhadores brasileiros. Durante reunião com o secretário Eliezer Pacheco, ela demonstrou interesse nas políticas públicas de educação tecnológica promovidas pelo governo brasileiro. O próximo passo da cooperação bilateral será o agendamento de visitas técnicas semestrais, de missões brasileira e boliviana, à Bolívia e ao Brasil.


       Brasil Profissionalizado

Na próxima segunda-feira, 2, é a vez do Tocantins receber o programa Brasil Profissionalizado. O programa vai investir R$ 900 milhões na construção ou reforma de escolas públicas de ensino médio integrado ao profissional, na melhoria da gestão e das práticas pedagógicas em todo o país. Já na quarta-feira, 4, o Brasil Profissionalizado será lançado no Maranhão.  
MEC entrega mais duas escolas técnicas

O Ministério da Educação entrega nesta semana mais duas escolas técnicas federais no Rio Grande do Sul. Na última quinta-feira, 29, foi inaugurada a unidade de Júlio de Castilhos. E nesta sexta, 30, a unidade de Feliz. As escolas vão oferecer gratuitamente ensino médio integrado, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. Quando estiverem em pleno funcionamento, atenderão dois mil alunos.

Na escola de Júlio de Castilhos foram investidos R$ 2,7 milhões. A unidade já oferece desde o início do semestre, a 245 estudantes, cursos técnicos de agropecuária, agrícola, secretariado, zootecnia e informática. A instituição, vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de São Vicente do Sul, integra o plano de expansão da rede federal de educação profissional. O município tem 21 mil habitantes e está localizado a 347 quilômetros da capital, Porto Alegre. A economia é baseada na agricultura, especialmente soja, milho, arroz e trigo, e pecuária, com destaque para o gado charolês.

Em Feliz, município localizado na região do Vale do Caí, foram aplicados R$ 1,4 milhão. A escola, vinculada ao Cefet de Bento Gonçalves, está sendo federalizada. Para sua construção, foram viabilizados recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep). A economia do município baseia-se na produção de calçados e na agricultura, com destaque para o cultivo de amora e morango. Já no próximo mês haverá processo seletivo para ingresso no curso técnico em operações administrativas.

“Todas as regiões do estado e do país estão sendo beneficiadas com a implantação das escolas técnicas. O nível de excelência do ensino oferecido nestas instituições é garantia de bons profissionais para um futuro próximo”, afirma o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

 




Jovens e adultos: recursos de R$ 2,8 bi

“A educação de jovens e adultos tem hoje o mesmo peso que as demais modalidades na política de ensino”, disse na última quarta-feira, 28, o ministro Fernando Haddad na abertura do encontro preparatório da 6ª Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea), que se realizará no próximo ano. De acordo com Haddad, a educação de jovens e adultos terá R$ 2,8 bilhões do total de investimentos, este ano, do Fundo da Educação Básica (Fundeb), valor que deve ser aumentado em 2009.

Para o ministro, a política pública de educação deve ser articulada de forma sistêmica para que se dê a mesma atenção à pré-escola e à pós-  graduação. “Garantir o direito à educação também aos brasileiros que não concluíram o ensino básico na idade apropriada tem um impacto positivo para toda a sociedade”, explicou.

As ações do governo federal que aliam ensino à profissionalização constituem-se, segundo o ministro, na  melhor alternativa para os adultos na educação básica. Dentre as iniciativas citadas por ele estão o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

O Proeja visa atender a trabalhadores, acima de 18 anos, com trajetórias escolares interrompidas ou descontinuadas, sem o ensino médio ou sem a formação profissional formal. Os cursos poderão ser oferecidos nas formas integrada e concomitante.

Recentemente, foi ampliada a oferta de cursos e programas no âmbito da educação básica na modalidade de jovens e adultos, para que possam ser oferecidos por instituições públicas dos sistemas de ensino e por entidades privadas nacionais. Além do ensino médio, agora esses cursos também podem ser articulados com o ensino fundamental. Os cursos de nível médio poderão estar articulados com a educação profissional técnica de nível médio com a formação inicial e continuada e os cursos de nível fundamental deverão estar integrados com a formação inicial de trabalhadores.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
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