Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 46 - 7 a 13 de junho de 2004
 


       Cefet-MG

O Cefet-MG receberá inscrições, de 28 de junho a 1º de julho, para o curso preparatório Pró-Técnico do segundo semestre de 2004. O curso, que é gratuito e oferece 90 vagas, é dirigido a alunos de escolas públicas que estejam cursando a oitava série do ensino fundamental. Com duração de um semestre, o Pró-Técnico prepara o estudante para ingresso no Cefet-MG.

 



       Brasil-Canadá

Começa hoje (07/06), no Hotel Carlton, em Brasília, o Encontro Brasil-Canadá para a Educação Tecnológica. Com apoio do Conselho Nacional de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet) e da Association of Canadian Community Colleges (ACCC), serão discutidos o intercâmbio entre as entidades e o desenvolvimento das redes de educação profissional e tecnológica.

 

Cefet-RR promove saúde na periferia de Boa Vista

Estudantes de enfermagem fazem palestras e coletam material para exames de laboratórios em comunidades carentes

Um grupo de 140 alunos de Enfermagem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet-RR), supervisionados por enfermeiros e bioquímicos da escola, atende comunidades carentes de Boa Vista. Além das orientações teóricas sobre amamentação, câncer de útero, doenças sexualmente transmissíveis, hanseníase, tuberculose e controle da hipertensão, os alunos, auxiliados por profissionais da escola, também colhem material para exames laboratoriais gratuitos.

O trabalho, feito no bairro Conjunto Comunidade, já permite atender cerca de 800 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Para o gerente da área de Saúde do Cefet-RR, Paulo Henrique de Lima Reinbold, o projeto tem importância vital para aquelas comunidades, que raramente contam com assistência médica.

O projeto tem o apoio das secretarias de Saúde de Roraima e da capital, Boa Vista, que cedem técnicos para acompanhar o trabalho dos estudantes.

 




Cefet-PR promove qualidade de vida

Para promover a qualidade de vida em várias comunidades, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) desenvolve, em suas seis unidades, projeto de multiplicação de conhecimentos, o Cimco. O programa já beneficiou 12.383 alunos e 1.794 servidores em Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa.

Com a participação de alunos, servidores e estagiários, que atuam como multiplicadores, a escola dissemina informações atualizadas sobre profissões, namoro e família, sexualidade, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, Aids, gravidez na adolescência e homossexualismo. Sempre com foco na qualidade de vida.

Para a coordenadora do programa na unidade de Curitiba, Ilka Cristina Tripolone, as ações não só edificam alunos e servidores. "Criam condições para que eles tenham melhor qualidade de vida e possam intervir nas comunidades em que vivem", disse.

Além de participar de eventos e de cursos profissionalizantes dirigidos à população de baixa renda, os multiplicadores se envolvem em campanhas beneficentes. Exemplo disso foi o Trote Solidário. Estudantes aprovados no vestibular de inverno doaram alimentos, brinquedos, remédios, roupas, sapatos e utensílios aos desabrigados da enchente de fevereiro em Morretes.

DST e Aids - No último Carnaval, o pátio da unidade de Curitiba foi palco de uma campanha de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e Aids. Na Páscoa, 40 alunos e servidores arrecadaram leite e biscoitos para doar a portadores de necessidades especiais da instituição Pequeno Cotolengo. No Dia das Mães, foi promovida palestra sobre a interação da família com o adolescente.

Em todas as unidades do Cefet no estado pratica-se, ainda, a ginástica laboral. Em seus postos de trabalho, os 360 servidores fazem uma série de alongamentos durante 15 minutos para relaxar e buscar benefícios físicos, motivacionais e de integração. Nos banheiros das escolas são afixados, a cada mês, informativos sobre cuidados com a pressão arterial, benefícios das caminhadas para a promoção da saúde e dicas de onde e quando fazer o teste de detecção da Aids.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br