Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 209 - 23 a 29 de junho de 2008
 


       Parceria

Na última semana foi lançada em Washington a Parceria Brasil-EUA para o Fortalecimento da Educação Profissional e Técnica. O evento reuniu educadores de Community Colleges e Cefets para aprender uns com os outros e criar uma colaboração sustentável e produtiva entre os dois países. Mais informações no endereço eletrônico http://www.hedprogram.org.


       Prêmio


Estão abertas, até 27 de junho, as inscrições para o Prêmio Técnico Empreendedor 2008. Podem concorrer alunos de cursos técnicos e tecnológicos de instituições públicas de educação profissional e tecnológica com projetos sobre inclusão social, cooperativismo ou tema livre. Mais informações no telefone (61) 2104-9647.

 

Portal facilita inclusão digital do professor

O Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Educacionais são os mais novos instrumentos de auxílio ao trabalho dos professores e ao processo de formação. A proposta do Ministério da Educação é inserir os professores, principalmente os que estão longe dos grandes centros, no ambiente das novas tecnologias.

O portal faz parte da política de informatização das escolas brasileiras, que prevê a instalação de 25 mil laboratórios de informática, 22 mil escolas com banda larga e capacitação de cem mil professores ainda este ano.

O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos, que tornam o conteúdo mais dinâmico e interessante para o aluno. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.

Chats, blogs e seminários on-line vão estimular a comunicação e a interação entre os professores, que contarão com uma série de links de bibliotecas digitais e museus e serão estimulados a criar sites de escolas.

O site do portal é http://portaldoprofessor.mec.gov.br/.

 

 




Alunos de escolas técnicas viajam para Panamá e Espanha

Três estudantes brasileiros embarcaram, na quarta-feira, 18, rumo ao Panamá e à Espanha. Contemplados com bolsas do programa Ruta Quetzal, eles participam da 23ª edição da expedição cultural, que tem o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) desde 1993.

Na terça-feira, 17, Alicia Corbellini Piffer, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul; Victor Passos Gibson, do Cefet de Pernambuco, e Pedro Henrique Costa Pella, do Cefet do Espírito Santo, foram recebidos pelos embaixadores da Espanha, Ricardo Peídro, e do Panamá, Juan Bosco, em Brasília.

Este ano, jovens de 53 paises participarão da expedição. Para Alicia Piffer, estudante do curso técnico de enologia, a viagem é uma oportunidade de fazer amigos e conhecer culturas diferentes. Victor Gibson, do curso técnico de química industrial, acredita que o conhecimento de novas culturas contribuirá para seu amadurecimento e para melhorar o currículo. Pedro Henrique, do curso técnico de eletrotécnica integrado ao ensino médio, espera aprimorar os conhecimentos da língua espanhola.

Para o secretário substituto da Setec, Getúlio Marques, dar apoio ao programa Ruta Quetzal significa avançar nas relações com espanhóis e latino-americanos. “É um programa que procuraremos fortalecer e ampliar”, diz.

 


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br