Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 210 - 30 de junho a 6 de julho de 2008
 


       Canoas

O ministro da Educação, Fernando Haddad, lança neste sábado, 28, às 11h, a pedra fundamental da Escola Técnica Federal de Canoas (RS). Serão investidos R$ 5 milhões na construção da unidade, que ofertará cursos técnicos gratuitos de nível médio, superiores de tecnologia e licenciaturas. A escola integra o plano de expansão da rede federal de educação profissional. O Rio Grande do Sul passará das atuais 16 unidades de ensino para 27.


       Joinville

O Ministério da Educação descredenciou na última sexta-feira, 20, duas faculdades mantidas pela União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina (Utesc), com sede em Joinville. A portaria nº 759, publicada no Diário Oficial da União, foi motivada pela incapacidade da instituição para ofertar os cursos. A medida descredencia as faculdades de Processamento de Dados e de Ciências Humanas e Sociais e reconhece, exclusivamente para fins de emissão e registro de diploma, os alunos que ingressaram entre os anos de 2003 a 2007. Durante esta semana, representantes do MEC estarão em Joinville para auxiliar os alunos na obtenção de documentos necessários à transferência para outras entidades de ensino.
Cefet-RN investe no mercado petrolífero


Capacitar profissionais para o exercício de atividades ligadas à indústria petrolífera torna-se prioridade em todo o Brasil. Este é o grande desafio do projeto Campo Escola, que pretende capacitar profissionais para a área de petróleo por meio do aproveitamento e revitalização de campos não-econômicos para grandes produtores, como a Petrobras.

O Campo Escola, programa que visa à apropriação de tecnologia no setor petrólífero pelas instituições federais de ensino, é resultado de uma parceria entre o Cefet-RN, Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), estado do Rio Grande do Norte e UFRN. Conta, ainda, com a Petrobras como empresa “amiga do projeto”.

Implantado no Rio Grande do Norte em dezembro de 2005, o projeto tem o objetivo de formar mão-de-obra especializada para o setor de exploração e produção de petróleo e gás natural a partir da utilização dos campos de petróleo não-econômicos. A capacitação, associada à transferência de tecnologia na forma de prestação de consultoria pelas instituições federais de ensino, permitirá que sejam criadas as condições adequadas para que empreendedores nacionais possam implantar pequenas empresas na área e absorver os campos não-econômicos, aumentando a empregabilidade na região.

“As instalações do projeto no município potiguar de Apodi já estão em fase de finalização”, afirma o diretor da ANP, Newton Monteiro Reis, que esteve em Apodi para conhecer o estágio atual do programa.

Quando estiver em pleno funcionamento, daqui a três meses, o campo servirá de espaço para aulas práticas dos alunos de cursos relacionados à área petrolífera tanto do Cefet-RN quanto da UFRN, bem como para a realização de pesquisas aplicadas.

 




Aluno do Cefet Campos é premiado

Com muito humor e talento, Filipe Modesto, aluno do último período do curso de Design Gráfico do Cefet Campos, foi premiado no 16º Salão Universitário de Humor de Piracicaba. Agora, concorre ao Prêmio Internet de júri popular.

O Salão Universitário de Humor é um projeto da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) reconhecido internacionalmente. O evento tem a participação de universitários de todo o mundo, que podem concorrer nas categorias charge, cartum, caricatura e história em quadrinhos.

Filipe foi premiado na categoria Cartum – portfólio especial. Dos cinco desenhos que enviou, três foram escolhidos. Como prêmio, a comissão organizadora vai preparar um portfólio com as imagens de 18 trabalhos de autoria de Filipe. O portfólio ficará exposto na página eletrônica do salão, além de ser distribuído para empresas e profissionais de comunicação e artes.

Agora, ele aguarda a votação do Prêmio Internet, cujo vencedor receberá R$ 1 mil. Quem quiser votar é só acessar a página http://www.unimep.br/salaodehumor/. O prazo termina no dia 30 de junho


 


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br