Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 215 - 4 a 10 de agosto de 2008
 


       Cadernos Temáticos

A Setec prorrogou, até 15 de setembro, o prazo de recebimento de artigos, resumos estendidos, práticas pedagógicas e sugestões de pauta de reportagens destinados aos números 21 a 25 dos Cadernos Temáticos.

Os artigos, as resenhas e as sugestões de pauta devem ser encaminhadas por correio eletrônico
.


       Bananicultura

A Escola Agrotécnica Federal (EAF) Antônio José Teixeira, de Guanambi/BA, promove, nos dias 8 e 9 de agosto, curso sobre bananicultura.

Para expandir conhecimentos sobre irrigação e cultura, a escola implantou projeto de pesquisa e extensão sobre transferência de tecnologia aplicada ao manejo de água em perímetros públicos irrigados da Bahia e é este o tema que será desenvolvido durante o curso.


MEC recebe sugestões para catálogos

Participação da comunidade acadêmica é fundamental para atualização de publicações

Está aberto, até 30 de setembro, o período de apresentação de sugestões de inclusão, alteração ou exclusão para os Catálogos Nacionais de Cursos Superiores de Tecnologia e Técnicos do Ministério da Educação. Anualmente, em agosto e setembro, os catálogos passam por revisões periódicas.

Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, a participação da comunidade acadêmica é fundamental para a constante atualização de ambas as publicações. "Os catálogos, além de disciplinarem e organizarem os cursos técnicos e de tecnologia do país, também são excelente guia para estudantes, instituições de ensino e entidades de classe", destaca Eliezer.

Os interessados em encaminhar
sugestões de inclusão, exclusão ou alteração devem enviá-las ao Ministério da Educação (Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Anexo II, sala 107, CEP 70047-900, Brasília, DF.

Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 61 2104.9108.

 




Educação a distância tem novos gestores

O primeiro curso de capacitação de gestores em educação a distância (EaD) para o programa E-Tec Brasil formou, esta semana, 70 profissionais no Rio de Janeiro. O objetivo é capacitar gestores das regiões Sudeste e Norte para atender os 14 cursos do E-Tec Brasil - gestão, indústria, meio ambiente, turismo, informática, agropecuária, artes, comércio, saúde, recursos pesqueiros, construção civil, serviço de apoio escolar, telecomunicações e química.

O curso foi organizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.

O programa e-Tec Brasil visa democratizar a oferta do ensino técnico público e de qualidade, levando cursos às regiões distantes e para a periferia das grandes cidades. Os objetivos são incentivar os jovens a concluir o ensino médio e criar uma rede nacional de escolas profissionalizantes, na modalidade a distância. A meta é que até o final deste ano sejam inaugurados 250 pólos para a capacitação de cerca de 50 mil profissionais.



Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br