Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 216 - 11 a 17 de agosto de 2008
 


       Conaes

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) está com inscrições abertas para o 2º Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior, que acontecerá em Brasília, nos dias 20 e 21 de agosto. 


       Seminário

Representantes das secretarias estaduais de educação estão reunidos em Brasília, até esta sexta-feira, 8, no 2º Seminário Técnico sobre o programa Brasil Profissionalizado. Eles discutem o desenvolvimento do Plano de Metas do programa. Informações no telefone: (61) 2104-8255.
Pós-graduação: formação de turmas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) recebem, até 12 de setembro, propostas de formação de turmas especiais de mestrado e doutorado. Os cursos serão direcionados a professores das instituições federais de educação profissional e tecnológica.

A iniciativa faz parte do programa de apoio a cursos de pós-graduação stricto sensu interinstitucionais na rede federal de educação profissional e tecnológica. Um dos objetivos do programa, que dispõe de R$ 7,2 milhões, é formar mestres e doutores do quadro permanente das instituições da rede fora dos grandes centros de ensino e pesquisa. Para o exercício orçamentário e financeiro de 2008 serão liberados recursos de até R$ 2,4 milhões, destinados às propostas aprovadas.

As propostas devem seguir os requisitos das modalidades coordenadas pela Capes nos projetos interinstitucionais de doutorado (Dinter) e de mestrado (Minter). O resultado da avaliação será divulgado em 28 de novembro.

Mais informações no edital do programa.

 




Intercâmbio Brasil-Espanha

Os três alunos de Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) que foram contemplados com bolsas do Programa de Intercâmbio Educativo e Cultural Ruta Quetzal retornaram ao Brasil no final do mês de julho. Victor Passos (Cefet - Pernambuco), Alicia Corbellini (Cefet - Bento Gonçalves) e Pedro Henrique Costa (Cefet - Espírito Santo) foram os selecionados para participar do intercâmbio, que durou cerca de 40 dias. Na 17ª edição, o programa desenvolve-se no âmbito da cooperação Brasil-Espanha e vincula-se ao Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha, por meio da Secretaria de Estado de Cooperação Internacional para a Ibero-América.

Victor Passos conta sobre as suas impressões do Panamá. “Trata-se de um país que tem um alto desenvolvimento anual, mas que conserva ainda muitas desigualdades sociais”. Segundo o jovem, por um lado, as pessoas deparam-se com imponentes arranha-céus e por outro, habitantes muito humildes.

Na Espanha, os expedicionários foram recebidos pelos reis Dom Juan Carlos e Dona Sofia. Lá conheceram cidades como Zaragoza e Toledo. Em Zaragoza, foram à Exposição Internacional de Água e Desenvolvimento Sustentável. “É uma exposição universal da água onde, em pavilhões, todos os países expõem em projetos seus pontos de vista sobre a questão da preservação da água” contou Victor.

Participaram da expedição Ruta Quetzal jovens provenientes de 53 países. O programa recebe o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). 
   


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br