Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 47 - 14 a 20 de junho de 2004
 


       Posse

Na sexta-feira, dia 11, três diretores de instituições federais de educação tecnológica tomaram posse em Brasília. Carlos Alberto Pinto da Rosa assumiu o Cefet de São Vicente do Sul (RS); Velda Maria Amilton Martins, a Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão (PE); e Luiz Marcari Júnior, a EAF de Santa Teresa (ES).

 



       Cefet-PI

O Cefet-PI promove no dia 16, no auditório Maestrina Clóris Oliveira, o 3º Encontro com Empresários de Teresina. A idéia é divulgar cursos de nível tecnológico e também apresentar o resultado da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Piauí.

 

Ruta Quetzal leva estudantes a expedição cultural

Alunos brasileiros vão participar de viagem de conhecimentos de 19 de junho a 30 de julho

No dia 19 de junho, quatro estudantes de instituições federais de educação tecnológica embarcam para o México. Eles vão se aventurar na Ruta Quetzal-BBVA 2004, em conjunto com jovens ibero-americanos e europeus de outros 43 países. A viagem de estudos percorrerá, ainda, Portugal e Espanha. O Ruta Quetzal é um projeto do Governo da Espanha, patrocinado pelo grupo BBVA.

Francyelle Jaqueline Martins e Cleyciane Gonçalves Martins, dos centros federais de educação tecnológica de Bambuí (MG) e Petrolina (PE), e Antonio Jackson Ribeiro Barroso e Tiago Gomes Pereira de Souza, das escolas agrotécnicas federais de Codó (MA) e Iguatu (CE), vão começar a viagem descobrindo os mistérios das culturas pré-colombianas e dos vulcões do México. Naquele país, participarão, ainda, da celebração do bicentenário da chegada da expedição real de vacinação contra a varíola.

Mais tarde, na Espanha, embarcarão em um navio da Armada espanhola e percorrerão a rota da Translatio, a mesma feita para transportar o corpo do apóstolo Tiago.

Antônio, Cleyciane, Francyelle e Tiago voltam para o Brasil somente no dia 30 de julho.

 




Projeto envolve Brasil e Canadá

No Brasil, a rede federal de educação tecnológica está prestes a completar 100 anos. Seu papel é o de qualificar profissionais para os diversos setores da economia brasileira, realizar pesquisas e desenvolver novos processos, produtos e serviços em colaboração com o setor produtivo. Já o Sistema de Colégios Comunitários Canadenses é mais recente. Há 35 anos, suas instituições estão focadas no aperfeiçoamento das competências escolares da população, na formação e na requalificação de mão-de-obra e no desenvolvimento da competitividade nos negócios.

Enquanto a rede da Associação de Colégios Comunitários Canadenses (ACCC) tem 157 instituições técnicas superiores, a rede federal de educação tecnológica conta com 34 centros federais de educação tecnológica (Cefets) e 80 unidades de ensino espalhadas em todas as regiões do Brasil.

Essas e outras particularidades dos sistemas educacionais dos dois países foram apresentadas a diretores de Cefets e da ACCC no Encontro Brasil-Canadá para a Educação Tecnológica, realizado na semana passada, em Brasília. O workshop teve o apoio da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (Cida), do Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet) e da Association of Canadian Community Colleges.


 


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