Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 220 - 8 a 14 de setembro de 2008
 


       Inaugurações

Mais duas escolas técnicas serão inauguradas na próxima semana. Dia 10, quarta-feira, a escola de Coari (AM) será entregue à comunidade. Já no sábado, 13, a unidade de Petrópolis (RJ) será inaugurada. As escolas fazem parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.



       Mulheres Mil

Especialistas canadenses iniciam no próximo domingo, 7, uma série de visitas técnicas nas áreas onde foi implantado o programa Mulheres Mil. O programa oferece formação profissional e tecnológica a mil mulheres desfavorecidas das regiões Norte e Nordeste. Mais informações na página eletrônica da Setec.

Educadores americanos visitam escolas técnicas


O Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP) recebeu na última quarta-feira, 3, a visita dos responsáveis pelo Programa Brasil–EUA para Fortalecimento da Educação Profissional. A comitiva é composta por professores da rede de ensino técnico do Brasil e dos Estados Unidos e está trabalhando com o objetivo de promover a cooperação e o intercâmbio de boas práticas e soluções de problemas comuns entre as instituições dos dois países.

De acordo com a consultora do Intercâmbio - Higher Education for Development, Mary Gershwin, os Estados Unidos estão enfrentando muitos desafios para manter os alunos nos cursos técnicos, que têm migrado para áreas universitárias sem tanta demanda de trabalho quanto as áreas técnicas, o que acaba provocando escassez de mão-de-obra em alguns setores.

No período de 3 a 14 de setembro, a comitiva visita instituições tecnológicas na Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Amazonas. Ao final, os educadores americanos e brasileiros se reunirão no Cefet-SP, entre os dias 15 e 16 de setembro, para realizar um balanço das atividades desenvolvidas desde o início do programa. A idéia é fazer um levantamento das oportunidades possíveis de cooperação entre ambos os países em termos de educação profissional.

 

 




Escola que Protege prepara professores

Qualificar profissionais da educação para identificar e trabalhar na redução da violência contra a criança e o adolescente é o desafio que têm neste semestre as instituições públicas de ensino superior. O projeto Escola que Protege dispõe de R$ 6,8 milhões para apoiar projetos de formação continuada de profissionais da educação básica em todo o país.

Para participar dessa ação cidadã, as instituições públicas de educação superior federais, estaduais e municipais e da rede federal de educação profissional e tecnológica devem apresentar projetos de cursos com, no mínimo, 500 participantes. A média de recursos definida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgãos do MEC responsáveis pelo Escola que Protege, é de R$ 200 por cursista.

A Resolução nº 37/2008, publicada no Diário Oficial da União em 22 de julho, oferece às instituições dois tipos de projetos: cursos de formação continuada de profissionais da educação básica; e produção de materiais didáticos e paradidáticos de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O repasse de recursos será, no mínimo, de R$ 100 mil por proposta. Os projetos devem prever cursos de formação continuada com duração que varia entre seis e 12 meses, com carga horária mínima de 80 horas, sendo 60 horas presenciais e 20 horas a distância.

A Resolução nº 37/2008 traz todos os detalhes sobre os projetos, o manual e a ficha de inscrição, e em anexo está a relação dos municípios prioritários do programa e acesso ao Guia Rodoviário.


 


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