Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 222 - 22 a 28 de setembro de 2008
 


       Lançamento

Será lançada nesta sexta-feira, 19, no 3º Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (Connepi) – evento que acontece no Cefet-CE, a publicação Cadernos Temáticos. Já na próxima segunda, 22, a revista será lançada no Cefet-MT.


       Catálogo

Está aberto, até 30 de setembro, o período de apresentação de sugestões de inclusão, alteração ou exclusão para o Catálogo de Cursos Superiores e para o Catálogo de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. Nestes dois meses, educadores, estudantes, sistemas e redes de ensino, entidades representativas de classes, órgãos e entes públicos e as instituições ofertantes de cursos participam da atualização dos catálogos. Mais informações na página da Setec.
Lula inaugura Cefet em Petrópolis


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, inauguraram no último sábado, 13, a unidade de Petrópolis do Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ). A escola já está em funcionamento desde o dia 18 de agosto.

Este ano foram ofertadas 120 vagas, distribuídas igualmente em três cursos de graduação, cada um com 40 vagas: técnico em telecomunicações, superior de tecnologia em gestão de turismo e licenciatura em física. A expectativa é de que até 2011, quando estiver completamente instalada, a unidade Petrópolis ofereça 1,2 mil vagas.

A nova unidade faz parte do plano de expansão da educação profissional e tecnológica que, até 2010, entregará a todo o país mais 214 escolas técnicas. Até 2002, havia apenas 140 unidades. A intenção é ampliar o acesso à educação de qualidade e suprir a demanda por profissionais bem formados.

Foram investidos cerca de  R$ 2,4 milhões para a construção da unidade Petrópolis – R$ 1,2 milhão do governo federal e o restante do município, do estado e de instituições privadas.

O Cefet-RJ utiliza a infra-estrutura física de um sistema multicampi, com três escolas na capital: a sede e uma unidade no bairro Maracanã e outra no bairro Maria da Graça. Na região da Baixada Fluminense há uma unidade no município de Nova Iguaçu.

 




EUA conhecem experiência brasileira


Em visita ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de São Paulo, na segunda-feira, dia 15, e na terça, 16, especialistas em ensino profissionalizante do Estados Unidos destacaram o uso da tecnologia como forma de proporcionar educação a distância. A visita fez parte de uma das etapas do Programa Brasil-EUA para o Fortalecimento da Educação Profissional.

Divididos em cinco grupos, especialistas norte-americanos e brasileiros identificam e descrevem iniciativas bem-sucedidas do ensino técnico e profissional de cada país. Além disso, apontam as potencialidades dessa formação para o mercado de trabalho e no estabelecimento de parcerias com o setor privado.

Uma experiência brasileira que agradou os visitantes foi a parceria dos Cefets com a Petrobras na qualificação de mão-de-obra. O modelo será  levado para os Estados Unidos e apresentado a empresas petrolíferas daquele país.

O projeto de visitas teve origem em uma dificuldade comum a ambos os países — ao mesmo tempo em que as empresas precisam de mão-de-obra para crescer, há escassez de trabalhadores especializados em áreas importantes e muitas pessoas precisando de emprego.

A comitiva de norte-americanos visitou, este mês, instituições das cinco regiões do Brasil. Um documento oficial com as melhores experiências identificadas nos dois países será entregue a uma comissão do programa até 30 de novembro.


 


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br