Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 226 - 20 a 26 de outubro de 2008
 


       Oficina


A Setec organizará oficina de projetos-pilotos para a formação inicial e continuada nas áreas de metal-mecânica, turismo e hotelaria e construção civil, entre os dias 21 a 23 de outubro, no Hotel St. Peter, em Brasília. O curso é destinado a diretores de ensino e coordenadores de escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.



       Concursos

As escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estão com inscrições abertas para diversos concursos destinados a preencher vagas de professores e técnicos administrativos. Para saber se há vagas em sua região, acesse a internet.

 

Política de ensino agrícola será definida durante seminário

Debates serão centrados na democratização do ensino, no currículo e desenvolvimento socioambiental e no financiamento

Definir a política nacional do ensino agrícola na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é a proposta do Seminário Nacional do Ensino Agrícola, marcado para começar no dia 21 de outubro, em Brasília. O encontro, que segue até o dia 23, encerra um ciclo de seminários regionais promovidos em 2008 pelo Ministério da Educação.      Do seminário, realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, participarão as 70 instituições que atuam na área junto à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os segmentos organizados da sociedade.

O tema “A (Re)significação do Ensino Agrícola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica” será discutido em três eixos temáticos: democratização do ensino, currículo e desenvolvimento socioambiental e financiamento.

Para o diretor de Formulação de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Luiz Augusto Caldas, “ao se definir uma política para o ensino agrícola no país, não se pode mais negar a influência do meio-ambiente e as ações do campo ligadas aos pequenos produtores”.

A abertura do evento terá a participação de Luiz Caldas e do secretário de Ciência para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Joe Valle.

 

 




MEC participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Uberlândia e a Escola Técnica Federal (ETF) de Brasília vão expor produtos e promover mini-cursos no estande do Ministério da Educação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento será realizado entre os dias 20 e 26 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A ETF Brasília mostrará agroalimentos produzidos na instituição. Os visitantes da feira poderão conhecer o processo de confecção de geléias e doces, de frutas desidratadas e sucos orgânicos. Já a EAF de Uberlândia promoverá mini-curso de formação básica para barista.  Uma aluna do curso superior de tecnologia em Alimentos ensinará aos participantes conhecimentos específicos da preparação de café expresso, de degustação de diferentes tipos de bebidas elaboradas com café.

Quem passar no estande do MEC também poderá visitar a exposição fotográfica “De Aprendizes Artífices a Institutos Federais: 100 anos de compromisso com a educação profissional e tecnológica no Brasil”, que retrata a história do ensino técnico no Brasil, o trabalho e o esforço de todos os que ajudaram a construir a rede de ensino profissional.


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada desde 2004, de forma a mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades relacionados à ciência e à tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende também chamar a atenção para a importância da ciência e tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.



Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br