Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 229 - 17 a 23 de novembro de 2008
 


       Sistec

Já está disponível na página eletrônica do MEC o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - Sistec. O sistema é pioneiro e inovador no País por disponibilizar, mensalmente, informações sobre escolas que ofertam cursos técnicos de nível médio, seus cursos e alunos desse nível de ensino.



       Consulta

A consulta pública para elaboração dos projetos dos cursos de licenciaturas em Ciências da Natureza está disponível na página da Setec até o dia 15 de dezembro. O texto apresentado tem como base o documento “Concepções e Diretrizes” para os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. As sugestões devem ser encaminhadas para o endereço: licenciaturacn@mec.gov.br.

Sistema S: acordo agora tem força de lei


Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na última quarta-feira, 12, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que o acordo firmado entre o MEC e os dirigentes das confederações nacionais da indústria e do comércio agora tem força de lei. Dois terços dos recursos do Senai e do Senac devem financiar a oferta gratuita de cursos técnicos e profissionalizantes a estudantes e trabalhadores de baixa renda.

Senai, Senac, Sesi e Sesc são mantidas pela contribuição compulsória que incide sobre a folha de pagamento dos trabalhadores da indústria e do comércio. A partir do ano que vem, o Senac destinará 20% dos recursos para cursos gratuitos e o Senai, 50%. O percentual aumentará a cada ano, até atingir o patamar pretendido.

A carga horária mínima dos cursos de formação inicial será de 160 horas. Segundo Haddad, isso vai garantir ao trabalhador uma formação compatível com as exigências da economia moderna. Em relação ao Sesi e ao Sesc, cada entidade irá aplicar um terço dos seus recursos em educação, também gradualmente. Em 2009, serão aplicados 10% das receitas em educação básica e ações educativas em saúde, esporte, lazer e cultura.

De acordo com o ministro, a reforma do Sistema S faz parte de uma extensa política do Ministério da Educação, que visa valorizar a educação profissional e tecnológica. Nessa política, se insere a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica. Estão sendo construídas 214 novas escolas técnicas em todo o Brasil. A meta é chegar a 354 escolas e 500 mil alunos, estudando gratuitamente.

 

 




Alunos do Cefet-RR são Jovens Embaixadores

Os alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet-RR) Alana Carioca e Paulo Segundo foram selecionados para o programa Jovens Embaixadores. No estado, onze estudantes participaram da primeira etapa da seleção, e para a fase final somente três jovens foram escolhidos.

Classificada em 1º lugar, Alana Carioca, 16 anos, aluna do 3° ano do ensino médio, viajará para os Estados Unidos na primeira semana de janeiro, onde cumprirá uma programação, que inclui observar projetos sociais ali desenvolvidos e fazer visitas técnicas em escolas de ensino médio. Quando retornar ao Brasil, a estudante deve participar de mais uma avaliação, a partir da qual será concedida uma bolsa de estudos ou um contrato de trabalho em uma multinacional.

Paulo, de 17 anos, é aluno do 2° ano do ensino médio e ficou em 2º lugar. O estudante virá a Brasília, onde participará de um curso de línguas.

Programa - O programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com instituições públicas e privadas, para jovens da rede pública de ensino que tenham perfil de liderança e consciência de cidadania. O programa não visa apenas dar aos jovens a chance de viajar para os EUA ou aprimorar o inglês. A idéia é que os participantes se transformem em embaixadores que fortaleçam os vínculos de amizade, respeito e colaboração entre os dois países. Por meio desse intercâmbio, os jovens embaixadores obterão também ferramentas para continuar fazendo a diferença em suas comunidades, atuando em projetos sociais.

 


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br