Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 233 - 22 de dezembro de 2008
 


       Acordo
O Brasil vai continuar cooperando com Cabo Verde, país africano de língua portuguesa, na formação de profissionais e professores da área de turismo e hospitalidade. O Cefet de Goiás é o responsável pela execução do projeto de cooperação, que ofertará curso para 80 professores na área de turismo e hospitalidade.


       Feliz 2009
Este boletim, que a partir desta edição apresenta reformulação gráfica, voltará a ser distribuído em janeiro de 2009. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica deseja a todos servidores e parceiros um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações e sonhos.
Ensino médio será reestruturado

Institutos Federais terão papel fundamental

O ensino médio brasileiro será reformulado. Novo currículo e modelo pedagógico, aliado à expansão das matrículas, permitirão a oferta de uma educação atrativa e de qualidade a todos os jovens. O grupo de trabalho composto por técnicos do Ministério da Educação e da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República apresentou dia 16 estudo sobre a reestruturação e expansão do ensino médio no Brasil.

“O ensino médio brasileiro vive um momento não de renascimento, mas de nascimento”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo ele, a expansão da rede federal de escolas, o apoio à reestruturação impetrado pelo Brasil Profissionalizado e a reforma no Sistema S vão possibilitar a construção de um ensino médio mais diverso e mais aderente, que dê aos jovens perspectivas de desenvolvimento intelectual e humano.

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, destacou que o novo ensino médio começa com os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que já nascem com uma oferta de ensino médio diferenciada, aliada à educação profissional. “Os Institutos representam uma revolução de ideais e práticas na maneira de ensinar e aprender”, acredita. A lei que cria os institutos foi aprovada na Câmara e no Senado e será sancionada pelo presidente Lula no dia 29.

 




Revista recebe artigos até fevereiro
Pesquisadores nacionais, do Mercosul e de outros países têm prazo até 2 de fevereiro para enviar artigos para a segunda edição (abril) da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Será uma edição especial, voltada para o centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a ser comemorado em setembro. Portanto, os artigos devem ser relacionados ao tema.

A revista é uma publicação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) destinada a divulgar experiências, projetos e outras iniciativas sobre os aspectos científicos e tecnológicos do desenvolvimento nacional e internacional.

Os artigos devem ser enviados para o endereço eletrônico
revistaept@mec.gov.br. Aqueles não relacionados ao tema do centenário podem ser enviados até 6 de abril para integrar a edição de julho da revista. Mais informações pelos telefones (61) 2104-8948 e 2104-8127.

Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br