Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 49 - 28 de junho a 4 de julho de 2004
 


       Brasil-Alemanha

O coordenador-geral de políticas de educação profissional e tecnológica da Setec, Francisco Luiz Danna, participou, de 22 a 26 de junho, de reunião do grupo de trabalho permanente sobre cooperação educacional. Realizado em Bonn, Alemanha, o evento deu continuidade ao desenvolvimento de programas e projetos de educação tecnológica no âmbito da cooperação Brasil-Alemanha.



       Condaf
O diretor da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena (MG), Guaraci Gonçalves, é o novo presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas Agrotécnicas Federais (Condaf). Ao assumir, no dia 21 de junho, ele destacou, entre as prioridades de sua gestão, o fortalecimento do vínculo entre o Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet) e o Condaf e também a alteração, no estatuto da entidade, do tempo de duração do mandato do presidente - redução de dois para um ano. Outra bandeira defendida por ele é a luta pela cefetização das escolas agrotécnicas federais.

Curso do Cefet-PR é pioneiro no País

Currículo de comunicação superior e institucional formará profissionais capazes de administrar novas exigências das empresas

O Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) oferece, pela primeira vez, o curso superior de tecnologia em Comunicação Empresarial e Institucional. Pioneiro no Brasil, o curso tem por objetivo formar profissionais capazes de gerir e administrar as novas exigências da comunicação organizacional frente às expectativas das comunidades interna e externa das instituições.

Para a conclusão do curso, que tem duração de três anos, é exigido ainda que o aluno faça estágio em uma empresa. As aulas da primeira turma, que tem 26 alunos, começaram na segunda semana de junho.

O técnico dessa área é um profissional de nível superior com competências e habilidades para planejar, implementar, administrar e promover ações de comunicação e para assumir papel empreendedor, consciente de sua função social nas organizações e na sociedade.

O profissional terá, entre outras competências, as de definir os objetivos de comunicação da empresa; selecionar mensagens prioritárias e canais de comunicação; mensurar resultados da política desenvolvida; desenvolver estratégias de relacionamento com os funcionários; capacitar pessoas para a comunicação interna; criar e editar publicações internas e externas; criar e desenvolver eventos e campanhas de integração; definir e desenvolver estratégias de relação com o público prioritário da organização.

 




Estudantes ensinam pescadores a detectar mercúrio em peixes

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (Cefet-Química) está formando a segunda turma de multiplicadores em análise da concentração de mercúrio em peixes. O procedimento, baseado no manuseio de um kit, será repassado aos trabalhadores de comunidades pesqueiras do Estado do Rio de Janeiro.

É por meio do consumo de peixes, principalmente em localidades com alta atividade mineradora, que se dá a contaminação por mercúrio. O metal, altamente tóxico, também é liberado por indústrias químicas.
A coordenadora do projeto Formação de Multiplicadores para Análise de Concentração de Mercúrio em Peixes, professora Neusa Pereira Arruda, revela que a adoção da técnica tem a vantagem de ser mais barata do que as análises feitas em laboratórios. A proposta é fazer com que os pescadores aprendam a manusear o kit.

Além de fazer a coleta e a análise do pescado com o kit, desenvolvido por Alegra Viviane, também professora do Cefet-Química, os alunos dão palestras sobre preservação ambiental e sobre o risco de contaminação na ingestão de alimentos pelo homem.

 


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br