Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 52 - 19 a 25 de julho de 2004
 


       Xadrez

Roberto Júnior Brito Molina, aluno do segundo período de Engenharia Industrial Mecânica do Centro de Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), é o novo campeão brasileiro universitário de xadrez. Ele obteve o título em Goiânia, em competição realizada de 10 a 12 de junho, entre jogadores de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.



       SBPC

A Setec vai apresentar, durante a 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 18 a 23 de julho, em Cuiabá, projetos de educação profissional promovidos pelos centros federais de educação tecnológica de Mato Grosso e de Cuiabá. Além disso, a professora Lúcia Lodi, diretora de Ensino Médio do MEC, vai falar sobre a política nacional do setor. Outra apresentação ficará sob responsabilidade da coordenadora-geral de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Andréa de Faria Barros Andrade, que mostrará a importância dos cursos de tecnólogo para a formação profissional.
Setec apresenta metas ao CNE

Ibañez fala a conselheiros da Câmara de Educação Básica sobre a criação do ensino médio tecnológico e a expansão da educação profissional

O secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Antonio Ibañez Ruiz, esteve no Conselho Nacional de Educação (CNE), no dia 8 último, para apresentar aos conselheiros da Câmara de Educação Básica as ações já realizadas ou em andamento na Setec.

Ibañez falou sobre as medidas desenvolvidas para a criação do ensino médio tecnológico e para a reativação de convênios do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep). Abordou, também, a certificação do ensino médio para jovens de 18 a 24 anos, articulado com a educação profissional.

Regulamentação - O Ministério da Educação encaminhou à Casa Civil da Presidência da República proposta de decreto para regulamentar a educação profissional e estabelecer o ensino médio-tecnológico. O documento prevê quatro formas de articulação entre o ensino técnico e o médio: integrada na mesma instituição, integrada em instituições diferentes, concomitante e subseqüente.

Também começam a ser assinados, nos próximos dias, 43 convênios do Proep reativados em junho. Os recursos, no total de R$ 118 milhões, destinam-se a projetos de construção, reforma e modernização de infra-estrutura e aquisição de máquinas e equipamentos. Os projetos serão realizados por instituições federais, estaduais e do segmento comunitário.


 




Cefet de Pelotas oferece ensino médio a trabalhadores

Trabalhadores excluídos do sistema formal de ensino têm a oportunidade de freqüentar turmas de ensino médio oferecidas em cursos noturnos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Afastados dos bancos escolares há vários anos, os 72 estudantes foram sorteados entre 1,5 mil inscritos para integrar as três turmas, cada uma composta por 24 alunos.

Para Berenice Mattos da Silva, professora do Cefet de Pelotas, o trabalho atende às expectativas dos trabalhadores por uma vida melhor. "Ao concluírem o ensino médio, esses profissionais, todos na faixa dos 25 anos, poderão ter acesso a outros cursos da educação profissional e se preparar para um salto qualitativo no desempenho de suas funções", disse.

Antes de abrir o curso de ensino médio à comunidade, o Cefet o promoveu nas empresas Josapar, Pelicano e Extremo Sul. Posteriormente, criou turmas para os servidores da própria escola.



Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br