Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 253 - 24 de fevereiro de 2010
 


       Matrícula
Os candidatos aprovados na segunda etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer a matrícula nas universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia até sexta-feira, 26. O resultado da seleção está disponível na internet. Do total de inscritos, foram selecionados 29.090 estudantes.

       Enade
Cinco cursos superiores de tecnologia serão avaliados em 2010 pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), conforme portaria publicada na terça-feira, 23, no Diário Oficial da União. Farão o Enade os estudantes  ingressantes e concluintes de agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.
Programa vai incentivar 5 mil crianças a praticar esportes

Levar esporte gratuito para 5 mil crianças e jovens e equipar as quadras esportivas dos institutos federais é o objetivo do programa Segundo Tempo, lançado oficialmente nesta segunda-feira, 22, em Brasília. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia oferecerão oficinas de esportes, abertas à comunidade, e receberão recursos para equipar as quadras.

O programa é uma parceria entre os ministérios da Educação e do Esporte. Os campi recebem até R$ 300 mil para melhorar a infraestrutura e devem oferecer, no mínimo, três modalidades esportivas para 100 jovens. Uma das novidades é que os professores serão capacitados para identificar possíveis prodígios.

“O esporte é a ferramenta mais poderosa que dispomos para salvar crianças da marginalidade”, ressaltou Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação.

Ganhos – Antes mesmo de começar, os ganhos que o programa deve trazer já animam os gestores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Reitor do Instituto Federal do Mato Grosso, José Bispo dos Santos pretende inscrever ao menos quatro campi no programa.

Outro benefício do projeto é utilizar a capilaridade da rede. Hoje, são 281 escolas em todo país. O programa permitirá a prática de esportes, orientada por profissionais capacitados, em comunidades do interior. “A ação traz uma universalização do direito ao esporte no Brasil”, afirmou Apolinário Rebelo, diretor de esporte universitário do Ministério do Esporte.

A princípio, serão instalados 50 núcleos esportivos em escolas federais de educação profissional. Todos os institutos federais podem aderir à iniciativa, por intermédio de chamada pública, disponível no site do MEC.

 




Reitores recebem capacitação sobre gestão administrativa

Com o objetivo de capacitar os reitores dos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, teve início nesta semana um programa criado a partir de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Estão sendo realizados cursos e seminários temáticos.

Os temas abordados nos cursos foram escolhidos com base em necessidades de capacitação levantadas com os próprios reitores. Dentre os assuntos ministrados encontram-se questões que dizem respeito ao papel dos institutos no contexto em que estão inseridos, à gestão de estruturas administrativas dos campi e às práticas administrativas que melhor se adaptam às particularidades do setor público, por exemplo.

“A ação dirigida aos reitores abordará tudo o que é necessário para que o gestor possa ter a sua tomada de decisão orientada pelo conhecimento profundo e apropriado da gestão pública”, afirmou Gleisson Rubin, diretor de articulação e projetos especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.

Curso - Ao todo serão 197 horas de cursos e seminários temáticos. Estes últimos abrangerão aspectos do contexto da educação tecnológica, gestão e ética, marketing organizacional, Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros. No ano passado, a Enap já capacitou 100 diretores gerais dos campi dos institutos federais. Em 2010 serão mais 150.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br