Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 31 - 9 a 15 de fevereiro de 2004
 


       Ciências

Os participantes do 4º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec), reunidos em assembléia da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec), realizada em Bauru (SP), no fim do ano passado, aprovaram moção relativa ao ensino de ciências. O texto resultou das discussões do grupo sobre o tema Participação das Sociedades Científicas nos Projetos Semtec/MEC e MCT.



       Qualificação

Prefeitos, vereadores e secretários municipais de 17 cidades de Alagoas concluíram, no dia 20 de janeiro, curso de especialização em Gestão Pública, ministrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-AL). O curso, com duração de um ano, qualificou os políticos para desenvolver atividades no serviço público, formular e implementar políticas públicas, identificar problemas e buscar soluções.

Alunos elaboram projetos e conquistam clientes

Empresa de estudantes de arquitetura do Cefet-AL deve estar estruturada em dois anos

Os estudantes Bruno Wanderley, Fábio Martins, Michelle Gonçalves e Lisiana Peixoto, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet-AL), ainda não concluíram o curso de Design de Interiores, mas já elaboraram projetos de ambientação para a Igreja de Santa Rita, no Farol. Bruno, Fábio, Michelle e Lisiana criaram, no ano passado, a Croqui Ambientes, empresa que está em fase de implantação no Centro de Incubação Empresarial do Cefet.
"Realizamos todo o estudo, da fachada à iluminação do templo religioso", explica Fábio Martins". A empresa dos estudantes ganhou o incentivo de outra grande organização alagoana do ramo de construção civil que a indica para a realização dos serviços considerados de pequeno porte.
Na elaboração de um projeto de ambientação, a atividade dos estudantes consiste em visitar o cliente, fazer o levantamento métrico da área, elaborar estudo preliminar do espaço, como perspectiva e volumetria, e, depois, apresentar os resultados para avaliação. O trabalho dos alunos é respaldado pela Associação Brasileira de Designers de Interiores, entidade já consolidada. Enquanto os estudantes não obtêm a habilitação legal, os projetos são avaliados por um profissional de Arquitetura.
O curso de Design de Interiores, implantado no Cefet-AL em 2001, formará a primeira turma neste primeiro semestre. O profissional da área pode atuar na organização de espaços internos por meio da seleção e disposição de equipamentos, mobiliários e elementos de decoração, na especificação de materiais de acabamento e de iluminação e na criação de desenhos de móveis.

 




Divulgada seleção de pesquisadores para áreas indígenas

Está encerrada a seleção para contratação de pesquisadores que trabalharão em pesquisas na área indígena do programa Diversidade na Universidade. Do processo seletivo, que teve a participação de mais de 250 inscritos, entre profissionais de ciências sociais, pedagogia, lingüística e áreas afins, constaram análise curricular e entrevistas, além da exigência de experiência anterior dos candidatos em trabalhos indigenistas. Os aprovados trabalharão em pesquisas referentes à formulação de políticas para o ensino médio indígena.
Conheça a lista dos aprovados, por áreas de pesquisa:
Antonio José Filho, Bruno Ferreira Kaingang, Caroline Farias Leal Mendonça, Giovani José da Silva, Helder Rocha de Souza, Jayme Célio Furtado dos Santos, Jouberth Max Maranhão Piorsky Aires, Judite Gonçalves de Albuquerque, Kátia Silene Zorthêa, Maria Paula de Freitas Vanucci, Maxim Paolo Repetto Carreño, Priscila Matta, Sirlene Bendazzoli e Verônica Mendes Pereira.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br