Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 74 - 10 a 16 de janeiro de 2005
 


       Cefet-PI

O professor Francisco das Chagas Santana é o novo diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (Cefet-PI). Eleito pelo voto de alunos e servidores, ele recebeu o cargo de Rita Martins de Cássia, no dia 20 de dezembro. Na posse, em Teresina, Santana comprometeu-se a desenvolver um trabalho que dê prioridade à administração democrática e participativa e à manutenção da credibilidade institucional.




       Cefet-SC

Projeto que utiliza energia solar permite ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC) economizar água e energia elétrica. Com a adoção do programa do professor Paulo Roberto Weigmann, o Cefet gasta 20% menos água e 30% menos eletricidade do que a média histórica de consumo. A experiência ocorre em três frentes: iluminação pública, aquecimento e bombeamento de água.
Minas terá curso de produção de cachaça

EAF de Salinas foi autorizada pelo MEC a abrir o primeiro curso superior de fabricação de aguardente de cana

A Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Salinas (MG) vai implantar, em caráter experimental, o curso superior de tecnologia em produção de cachaça. Será o primeiro do mundo voltado para a produção de aguardente de cana-de-açúcar.

Em novembro, uma comissão designada pelo Ministério da Educação emitiu parecer favorável ao funcionamento do curso superior de tecnologia de cachaça de alambique na EAF de Salinas. O curso vai formar tecnólogos com capacidade para atuar em todos os setores da cadeia produtiva, de forma a assegurar a qualidade e a produtividade com menor custo de produção. O curso será estruturado semestralmente, com duração mínima de três anos. Serão abertas 60 vagas por ano, de manhã e à tarde.

Qualidade - Em 2002, a produção de cachaça no Brasil alcançou 1,3 bilhão de litros, dos quais 14,8 milhões foram exportados. Segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, o estado tem cerca de nove mil alambiques. A produção de cachaça, combinada com atividades agropecuárias, emprega, direta e indiretamente, cerca de 240 mil pessoas no estado. Salinas, cidade do Vale do Jequitinhonha, é considerada a capital mundial da cachaça por sua tradição em produtos de qualidade.


 




Escola de Fábrica recebe inscrições até dia 16

Instituições interessadas em se candidatar ao projeto Escola de Fábrica, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, têm até o dia 16 para se inscrever. No portal do MEC na internet, as instituições encontram informações sobre o projeto e o formulário para preenchimento e envio eletrônico da inscrição. A divulgação das organizações pré-selecionadas será feita no dia 21.

Podem se candidatar ao projeto organizações não-governamentais (ONGs), organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), prefeituras, fundações, cooperativas, escolas técnicas e outras, que serão responsáveis pela produção técnico-pedagógica, acompanhamento, gestão, avaliação e certificação dos alunos envolvidos no Escola de Fábrica. A chamada pública para credenciamento de instituições gestoras do projeto foi publicada no dia 24 de dezembro no Diário Oficial da União.

Técnicos da Setec organizam um curso de capacitação para as instituições pré-qualificadas, previsto para ser realizado nos dias 27 e 28 próximos, quando serão selecionadas as primeiras organizações.

"O Escola de Fábrica é uma iniciativa inovadora, que articula as experiências alemãs de aprendizado profissional nas fábricas com a formação profissional originária do estado, com currículo orientado pelo MEC", diz o ministro da Educação, Tarso Genro. "Queremos, inicialmente, implantar o projeto em 500 escolas este ano, para, melhorando a experiência e qualificando o aprendizado, ampliar o número de escolas nos próximos anos do governo Lula."


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br