EAF Ceres
A Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Ceres participou, de 8 a 10 de março, em São Paulo, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2005), realizada anualmente pela Universidade de São Paulo (USP). Na edição deste ano, a EAF foi a instituição com maior número de projetos (15), nas áreas de ciências agrárias, biológicas, exatas e da terra, humanas, da saúde e sociais aplicadas.
Tecnep
Representantes dos centros federais de educação tecnológica (Cefets), reunidos em Brasília, na semana passada, decidiram implementar várias ações para aperfeiçoamento do Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais (Tecnep). Destacam-se: integração entre as redes federal, estadual e municipal; capacitação de professores; e realização de trabalhos específicos com deficientes auditivos e visuais a partir das experiências dos Cefets de Santa Catarina e do Pará. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência. No Brasil, o índice é de 14%. São cerca de 366 mil alunos com necessidades especiais no ensino fundamental e somente 1,6% no médio.
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Agrotécnica de Alegrete abre curso de tecnólogo
MEC autorizou escola a oferecer programa em industrialização de produtos de origem animal
A Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Alegrete, no Rio Grande do Sul, é a mais nova instituição federal a oferecer um curso superior de tecnologia em industrialização de produtos de origem animal. A primeira seleção de estudantes, programada para agosto, abrirá 35 vagas.
O curso, equivalente à graduação, será oferecido em seis semestres, na sede da escola, na zona rural de Alegrete, e beneficiará jovens da cidade e da região, que poderão permanecer em seu local de origem e freqüentar um curso superior público e gratuito na área de tecnologia. "Será uma oportunidade para aumentar a escolaridade dos jovens do sudoeste do Rio Grande do Sul", explica a diretora da EAF, Carla Comerlatto.
A EAF de Alegrete, que completa em março 51 anos de fundação, tem 1,2 mil alunos em cinco cursos técnicos (agricultura, agroindústria, agropecuária, informática e zootecnia), além de outros 800 em cursos de formação inicial e continuada e ensino médio.
A economia de Alegrete é baseada na produção de cereais (arroz e soja), na pecuária de corte e na ovinocultura.
CNE publica resolução que integra ensinos médio e técnico
As regras do Conselho Nacional de Educação que abrem possibilidade de o ensino médio ser oferecido de maneira integrada ao técnico profissionalizante foram publicadas no dia 11, no Diário Oficial da União (Resolução nº 1).
O CNE determina que a articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio poderá se dar de três formas: integrada, no mesmo estabelecimento de ensino, contando com matrícula única para cada aluno; concomitante, no mesmo estabelecimento de ensino ou em instituições de ensino distintas, aproveitando as oportunidades educacionais disponíveis, ou em convênio de intercomplementaridade; e subseqüente, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino médio, considerado básico para a obtenção de uma habilitação profissional técnica de nível médio.
Carga horária - Os cursos de educação profissional técnica de nível médio realizados de forma integrada com o ensino médio terão suas cargas horárias totais ampliadas para um mínimo de 3 mil horas para as habilitações profissionais que exigem mínimo de 800 horas; de 3,1 mil horas para aquelas que exigem mínimo de mil horas e 3,2 mil horas para aquelas que exigem, pelo menos, 1,2 mil horas.
Os cursos realizados nas formas concomitante ou subseqüente ao ensino médio deverão considerar a carga horária total do ensino médio - regular ou de educação de jovens e adultos -, e praticar a carga horária mínima exigida pela respectiva habilitação profissional, da ordem de 800, mil ou 1,2 mil horas, segundo a área profissional correspondente.
Os diplomas de técnico de nível médio terão validade tanto para a habilitação profissional quanto para a certificação do ensino médio, para continuidade de estudos na educação superior.
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