Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 84 - 21 a 27 de março de 2005
 


       Cefet-MG

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) recebe, até 22 de março, pedidos de isenção da taxa de inscrição dos processos seletivos dos cursos técnicos e superiores para o segundo semestre de 2005. Os formulários estão disponíveis na Livraria da Ascefet, no campus I, das 8h às 21h, ao preço de R$ 1, e no sítio do Cefet-MG na internet.

Os formulários devem ser endereçados à Copeve, Av. Amazonas, 5.253, bairro Nova Suiça, CEP 30.480-000, Belo Horizonte, MG.





       Cefet-MG 2

O Cefet-MG receberá, de 2 a 14 de maio, inscrições para os processos seletivos do segundo semestre de 2005. As provas dos cursos superiores serão realizadas nos dias 18 e 19 de junho e as dos cursos técnicos, no dia 3 de julho.

Os livros adotados para o processo seletivo ao ensino superior são Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade, e Nove Noites, de Bernardo Carvalho.

Barbacena cria curso de Tecnologia em Sistemas Distribuídos

Programa terá 30 vagas no turno da manhã

A Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Barbacena vai abrir 30 vagas, no segundo semestre deste ano, para um curso inédito: Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos. O curso, da área de informática, já autorizado pelo MEC, vai formar profissionais especialistas em redes de computadores. Eles deverão ser aproveitados em empresas e organizações que estão ligadas à internet ou que têm suas próprias redes internas de comunicação.

Segundo a supervisora da EAF, Valéria Bergamini, 85% das indústrias mineiras são usuárias de microcomputadores. Dessas, 49% o fazem com base na integração em redes (intranet), o que, para Valéria, evidencia um avançado grau do uso de ferramentas de informática.

O curso superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos terá carga horária de 2.490 horas e poderá ser feito em, no mínimo, seis semestres e, no máximo, em dez. Ao final do programa, o aluno deverá ter adquirido, entre outras, aptidões para projetar sistemas de software, desenvolver aplicações dinâmicas para ambientes web e para coordenar e gerenciar projetos de software e sistemas de informação.

Especiais - A direção da escola planeja oferecer recursos para que deficientes visuais ou auditivos possam também acompanhar o curso. Para os primeiros, haverá máquina de datilografia em braile, com microcomputador, impressora e scanner acoplados, além de um sistema sintetizador de voz, gravador e fotocopiadora para ampliação dos textos. Será feita também uma aquisição gradual de acervo bibliográfico em fitas de áudio e de material impresso em braile. Serão oferecidos ainda software de ampliação de tela do computador, lupas e réguas de leitura. Já os alunos com deficiência auditiva poderão contar com intérpretes de línguas de sinais e língua portuguesa.


Cefet-AM inaugura telecentro

O Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM) inaugura, às 10h do dia 22 de março, o Telecentro de Informações e Negócios.

O telecentro é resultado de uma parceria entre os Ministérios da Educação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Banco do Brasil e o Cefet-AM. Suas metas são:
* fazer a inclusão digital através de qualificação profissional;
* gerar oportunidades de negócios, emprego e renda;
* apoiar trabalhadores, micro e pequenos empresários no acesso às tecnologias de informação e comunicação;
* incentivar o empreendedorismo visando o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida;
* prestar serviços de consultoria e assessoramento empresarial, técnico, tecnológico e comportamental;
* promover o desenvolvimento e uso de software livre;
* identificar novas demandas para a melhoria da qualidade de produtos e serviços;
* e melhorar o nível de qualidade e competitividade regional.

Pós-graduação - O Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM) recebe inscrições, até 30 de abril, para seis cursos de pós-graduação: Desenvolvimento de Sistemas Utilizando Tecnologia Java; Desenvolvimento de Software para Web; Docência do Ensino Profissionalizante; Gestão de Pessoas e suas Tecnologias; Informática na Educação; Projetos de Comunicação Publicitária.
Outras informações podem ser obtidas por telefone (92 - 621.6750) ou
endereço eletrônico.

 

 




Cultura afro nas escolas

Em atendimento à Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da cultura afro nas escolas, a Ágere Cooperação em Advocacy promove, em parceria com o Ministério da Educação, o curso de Formação em História e Cultura Afro-brasileira e Africana. A capacitação, dirigida a professores, aborda a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Também será focada a maneira como esses fatos devem ser introduzidos transversalmente dentro das disciplinas escolares, em especial nas de história, literatura e artes.

O curso, que será gratuito e realizado pela internet, terá duração de três meses e carga horária de 40 horas.

As inscrições podem ser feitas até 27 de março na página da instituição na
internet.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br