Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 85 - 28 de março a 3 de abril de 2005
 


       EAF de Iguatu

A Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, Ceará, está oferecendo, desde fevereiro, o curso superior de tecnologia em irrigação e drenagem. O mercado de trabalho é promissor para os futuros profissionais da área devido à importância do setor primário no centro-sul do Ceará. O município de Iguatu lidera o ranking estadual na produção de arroz e, para manter a posição, a irrigação da cultura do grão é fundamental.

A primeira turma do curso tem 25 alunos e, como conta a coordenadora do programa, Helbe Araújo de Queiroz Palácio, o próximo vestibular, a ser realizado em junho, abrirá outras 25 vagas.





       Ruta Quetzal

Os Cefets da Bahia, de Santa Catarina, de Roraima e do Rio de Janeiro já indicaram os nomes dos estudantes que participarão, em junho, da expedição educativa cultural Ruta Quetzal 2005. Com jovens de outros 53 países, os alunos brasileiros percorrerão regiões do Peru, do Brasil e da Espanha. O programa de intercâmbio é uma iniciativa conjunta do Ministério do Exterior da Espanha e da Setec.

Os quatro estudantes brasileiros selecionados para embarcar na aventura são Cinthia Emmanuelle Lima Sant´Anna (BA), Jeanka Silva Venâncio (SC), Marcele Marília Costa de Brito (RR) e Marcos Gustavo Araújo Schwarz (RJ).

MEC criará escola agrotécnica em Mato Grosso do Sul

EAF terá sede em Nova Andradina

O Ministério da Educação vai criar uma escola agrotécnica federal em Nova Andradina, Mato Grosso do Sul, estado que ainda não tem uma instituição pública na área da educação profissional e tecnológica. Para isso, o MEC e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vão constituir grupo de trabalho para elaborar o projeto político-pedagógico e iniciar as ações necessárias para a implantação.

A partir da publicação da portaria de criação da comissão, formada por representantes do MEC, do Ibama, do município de Nova Andradina e da União Nacional das Escolas Agrícolas do Brasil (Unefab), o grupo de trabalho terá 120 dias para apresentar a proposta da escola e definir a estrutura e o quadro de pessoal. Técnicos do MEC e do Ibama, liderados pelo coordenador-geral de políticas da educação profissional da Setec, Francisco Luiz Danna, já estão trabalhando para unir a comunidade regional em torno da proposta e viabilizar o processo de criação do centro.

Francisco Danna acredita que a criação da EAF será tranqüila, pois já existe em Nova Andradina a estrutura do prédio, construído há cerca de 20 anos pelo Programa de Expansão da Educação Técnica (Protec).

Inacabada, a escola acabou esquecida por muito tempo. Agora, além do projeto político-pedagógico, a instituição demandará a regularização de sua relação com o governo federal, a expedição da licença ambiental e a aprovação da lei que formalizará a criação. "A intenção é criar um escola-modelo no país, compromissada com o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região e que seja uma referência em respeito ao meio ambiente" observou Francisco Danna.

O grupo de trabalho já tem reunião agendada com o governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, no dia 17 de abril, com a presença de parlamentares. No dia seguinte, os integrantes da comissão reúnem-se, em Nova Andradina, com os secretários estaduais de educação, do meio ambiente e do desenvolvimento agrário e com o prefeito da cidade para discutir o projeto.

A rede federal de educação profissional e tecnológica tem 144 instituições em 23 Estados. Apenas Acre, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Rondônia ainda não contam com escolas da rede federal.

 

 




Setec implantará sistema de informações nas escolas

A Setec pretende implantar, ainda em 2005, o Sistema de Informações Gerenciais Acadêmicas (Siga) em todas as unidades da rede federal de educação profissional e tecnológica. O sistema deve funcionar como um banco de dados para controle do número de alunos, da evasão escolar, de matrículas e de estágios.

O Siga vai prover gestores e diretores de instituições federais de ensino profissional e tecnológico com informações gerenciais e acadêmicas capazes de permitir o diagnóstico, a avaliação e o planejamento de políticas e ações. Apesar de algumas instituições da rede terem sistemas particulares, não existe um banco de dados universal e integrado.

Para dar início à implantação do Siga, um grupo de trabalho organizado pela Setec está avaliando os produtos e as experiências no campo da gestão de informações acadêmicas de algumas empresas e instituições.

Além do Siga, a Setec já está em estágio avançado de implantação do Sistema SIG, que prevê o controle e o gerenciamento das informações orçamentárias e financeiras das instituições da rede federal e da secretaria.

 


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
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