Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 34 - 8 a 14 de Março de 2004
 


       Ruta Quetzal

As Escolas Agrotécnicas Federais de Codó (MA) e Concórdia (SC) e os Centros Federais de Educação Tecnológica de Bambuí (MG) e de Dom Avelar Brandão Vilela (Petrolina/PE) indicam, até 10 de março, os quatro alunos selecionados para participar da expedição Ruta Quetzal-BBVA, que este ano percorrerá o México, Portugal e Espanha.




       Intercâmbio

Os estudantes vão se juntar, de 20 de junho a 30 de julho, a jovens ibero-americanos e europeus de 43 países, que também participam da expedição cultural promovida pelo Ministério das Relações Exteriores da Espanha. Os alunos brasileiros que serão contemplados com as bolsas de estudo devem ser nascidos nos anos de 1987 e 1988, ter bom desempenho escolar, cultura e desenvoltura social.

Rádio-Escola beneficia índios, negros e camponeses

Projeto será implantado, a partir deste mês, em 70 instituições de ensino médio de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

O projeto Rádio-Escola, que desenvolve ações em escolas públicas e comunidades para a utilização do rádio na difusão de práticas pedagógicas, vai beneficiar estudantes indígenas, afro-descendentes e camponeses da região Centro-Oeste do País.

Desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), o projeto será implantado, a partir deste mês, em 70 instituições de ensino médio. Serão atendidas 30 escolas em Goiás, 20 no Mato Grosso e 20 no Mato Grosso do Sul.

A licitação para a compra dos equipamentos necessários à implantação está sendo preparada pelo MEC. Cada escola receberá um kit com antena, caixas receptoras, microfones, gravadores de mão, mesa de áudio de oito canais, CD-player, gravadores para estúdio, fones e todo o material necessário para a instalação de uma rádio. Essas emissoras não serão consideradas comunitárias porque irão operar na área restrita das escolas e funcionarão em uma freqüência diferente das comerciais.


 

 




Cefet-SC prepara deficientes para o trabalho

Os professores da unidade São José do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC) estão preparando 20 deficientes auditivos oralizados para o mundo do trabalho no estado. A graduação no curso-piloto, que é de nível médio, vai permitir o acesso desses estudantes aos dois cursos técnicos oferecidos pela instituição: telecomunicações e refrigeração e ar-condicionado. Atualmente, a legislação que regulamenta a educação profissional diz que o currículo desse nível de ensino é próprio e independente do ensino médio e pode ser ministrado de forma simultânea ou seqüencial.

De acordo com o IBGE, em 2000, o Brasil tinha 5,4 milhões de deficientes auditivos, sendo 178 mil em Santa Catarina. Em 2001, apenas 1.658 deles eram atendidos pelo sistema escolar no estado, segundo o Censo Escolar do Ministério da Educação.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Profissional para Surdos (Neps) do Cefet, Vilmar Silva, toda a estrutura montada na concepção dos cursos da instituição tem como pressuposto que o cidadão com problemas de audição integra uma minoria lingüística e, por isso, deve ter acesso a programas educacionais baseados na visão.

A formação de deficientes auditivos no ensino fundamental na unidade de São José só começou em 2001, quando o Neps iniciou o curso de educação de jovens e adultos deficientes auditivos e de profissionalização na área de desenho técnico. Esse curso baseava-se na educação bilíngüe e formou, em 2003, 21 alunos.

Para Nilva Schroeder, gerente educacional do desenvolvimento do ensino da unidade São José, hoje, já existe amparo legal para ser oferecida educação profissional a deficientes auditivos. No entanto, ainda há muito por fazer e "o desafio é criar, dentro das instituições, propostas pedagógicas que apontem nessa direção e elaborar políticas públicas voltadas para estudantes com necessidades especiais".




Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br