Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 89 - 25 de abril a 1º de maio de 2005
 


       Educação inclusiva

A Setec e a Secretaria de Educação Especial (Seesp) estão fazendo um levantamento nacional dos alunos com necessidades especiais, dos intérpretes da linguagem brasileira de sinais (Libras) e da capacitação do quadro de professores e servidores das instituições. A pesquisa, que vai orientar as iniciativas do Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais (TecNep), será divulgada ainda este mês, como promete o coordenador do programa na Setec, Franclin Nascimento.

 



       São Gabriel da Cachoeira

O novo conselho diretor da Escola Agrotécnica Federal (EAF) de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, pretende aproximar a instituição da população indígena, segundo a experiência da EAF de Manaus. Com uma área de 109.669 quilômetros quadrados, o município tem uma população estimada de 31,4 mil pessoas, 90% das quais indígenas. São, ao todo, 23 povos.

Cefet-RN pesquisa lixo gerado por hotéis

Estudo aponta alternativas para destinação dos resíduos produzidos pelo setor

Analisar o lixo gerado pelos hotéis do Pólo de Turismo Costa das Dunas, no Rio Grande do Norte, e propor alternativas de tratamento dos resíduos foram os objetivos da pesquisa realizada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RN) e pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento do Estado (Funcern).

A pesquisa teve início com o diagnóstico da gestão dos resíduos nos 14 municípios do pólo de turismo, como explica a coordenadora do estudo, professora Régia Lúcia Lopes. A coleta e a destinação do lixo devem ser feitas pelas prefeituras. A caracterização do lixo não difere da realidade nacional. "Cerca de 80% dos resíduos gerados na área do pólo são coletados, mas não há sistemas de destinação e de tratamento adequados", disse Régia.

O projeto, que teve ainda a participação dos estudantes Hudson Paulinelli Gomes da Silva, João Carlos de Almeida e Josivan Cardoso Moreno, apontou a coleta seletiva, a reciclagem dos resíduos inorgânicos e a compostagem do material orgânico como soluções para o problema do lixo naqueles municípios.

A pesquisa, realizada, de 5 de setembro de 2002 a 28 de fevereiro de 2005, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico do Nordeste, do Banco do Nordeste, resultou em uma avaliação econômica para implantação de um programa de coleta seletiva para os hotéis de Natal e Tibau do Sul.

Alternativa - O turismo é a segunda maior atividade econômica do Rio Grande do Norte. Em 2004, cerca de 1,7 milhão de pessoas visitaram o estado e esse fluxo, cada vez maior, gera impactos e riscos ambientais.

Régia Lúcia acredita que o poder público e os empresários sabem da importância do tratamento dos resíduos sólidos como alternativa de sustentabilidade ambiental para a região. "A separação e a classificação dos resíduos e a compostagem do lixo orgânico vão levar benefícios sociais, ambientais e econômicos ao setor turístico", disse.


 




Escola de Fábrica atualiza formulários de apresentação de propostas

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação atualizou, em sua página na internet, o formulário para apresentação de propostas de instituições gestoras do projeto Escola de Fábrica. A meta é implantar, na primeira fase, 500 escolas em empresas de diferentes segmentos da economia. O investimento do MEC será de R$ 25 milhões. O projeto tem o propósito de inserir jovens de baixa renda no mercado de trabalho.

O perfil do público do projeto foi ampliado. Agora, inclui jovens entre 16 e 24 anos matriculados na rede pública regular do ensino fundamental ou médio. São também alvo do Escola de Fábrica os estudantes que concluíram os estudos no programa Brasil Alfabetizado ou que estejam matriculados ou ingressando na educação de jovens e adultos. Em ambos os casos, as famílias dos jovens devem ter renda inferior a um salário mínimo e meio.

Os prazos para entrega dos planos de trabalho, do projeto pedagógico e da documentação, pelos gestores, também foram redefinidos. A proposta deve ser enviada, por meio eletrônico, até 29 de abril e, pelos Correios, até 30 do mesmo mês. Os resultados dessa etapa serão divulgados até 5 de maio. A fase seguinte, de remessa da proposta pedagógica pela internet, deve ser feita até 19 de maio. Como na etapa anterior, o documento impresso deve ser enviado até o dia 20. Os resultados da avaliação da proposta pedagógica serão tornados públicos em 27 de maio.

As propostas devem ser remetidas para o endereço eletrônico
escoladefabrica@mec.gov.br. O prazo para envio da versão eletrônica na data-limite para apresentação das propostas será encerrado às 18h (horário de Brasília). O endereço para remessa postal é Projeto Escola de Fábrica, Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, bloco L, Anexo II, sala 100, CEP 70047-900, Brasília, DF.

As dúvidas quanto ao envio e ao preenchimento dos documentos podem ser encaminhadas à equipe técnica do programa por correio eletrônico ou pelos telefones (61) 2104-8176 e 2104-8122.



Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
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