Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 96 - 13 a 19 de junho de 2005
 


       Cefet-PB

O Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB) promove, de 13 a 17 de junho, ciclo de palestras técnicas sobre Edificações. No evento, que será realizado na unidade de Cajazeiras, serão discutidos empreendorismo e processos de fabricação de cimento. Outras informações podem ser obtidas por telefone - (83) 3531-4560 - ou correio eletrônico - lunguinho@cefetpb.edu.br.





       Educação profissional integrada

Técnicos do Ministério da Educação e de secretarias estaduais de Educação discutem, em junho, em Goiás, Espírito Santo, Ceará e Mato Grosso, a integração dos ensinos técnico e médio. Os encontros servirão para conceber os planos de criação da nova modalidade nos estados. Da pauta constam ainda a organização curricular, o plano de implantação e a articulação da nova modalidade de ensino com os planos regionais de desenvolvimento. As reuniões de junho foram agendadas para os dias 14, em Goiânia, 17, em Vitória, 23, em Fortaleza, e 28, em Cuiabá.


Negro faz ensino médio profissionalizante mais que a média nacional

Pesquisa do Inep revela que 10% dos brasileiros concluem etapa nesses programas. Taxa de negros é de 19%

Pesquisa com 140,3 mil estudantes universitários revelou que o percentual de negros formados em cursos profissionalizantes no ensino médio é quase o dobro (19%) da média nacional (10%). A informação foi extraídas dos questionários socioeconômicos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2004, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC).

A pesquisa ouviu 83,6 mil ingressantes na universidade e 56,6 mil, concluintes de cursos superiores das áreas de Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Veterinária e Zootecnia. O estudo considera concluintes os estudantes que já terminaram 80% dos créditos na instituição.

O número de negros que terminou o ensino médio, há quatro anos, era também quase duas vezes maior. Enquanto a média nacional era de 13,4%, a dos negros era de 24,2%. O estudo mostrou ainda que, no Brasil, dos 75,1% do total de estudantes que concluíram o ensino médio no ensino regular, o número de negros foi de 56,8%.

Os cursos profissionalizantes de magistério foram concluídos por 5,8% dos brasileiros. O índice de negros que concluíram cursos dessa natureza foi de 8,9%.

 




Rede corporativa chega a Cefets

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) beneficia, a partir deste mês, mais 14 centros federais de educação tecnológica (Cefets). A rede oferece internet gratuita e suporte para o uso de conteúdos digitais e coleções científicas. As instituições ganham capacidade para transmitir e receber dados e arquivos, realizar videoconferências e pesquisas.

As próximas instituições beneficiadas pela rede serão as escolas agrotécnicas.

A RNP, mantida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, está presente em 240 instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Por ano, são investidos cerca de R$ 40 milhões na rede.

Estão integrados à RNP os Cefets de Rio Verde e Urutaí, em Goiás; Petrolina, em Pernambuco; Bambuí, Januária, Ouro Preto, Rio Pomba e Uberaba, em Minas Gerais; Nilópolis e Campos, no Rio de Janeiro; Bento Gonçalves, Pelotas e São Vicente do Sul, no Rio Grande do Sul; e o de São Paulo.


Brasil e Japão vão recuperar escolas agrícolas

Os governos do Brasil e do Japão assinaram três acordos para recuperação de escolas e alfabetização de adultos, na semana passada, em Brasília. Pela parceria, a Embaixada do Japão vai supervisionar os projetos de recuperação da Escola Agrícola de Tocantins, de ampliação da Escola Agrícola de Uirapuru e de alfabetização da comunidade carente de Cavalcante, ambas em Goiás. Serão investidos US$ 245,2 mil - cerca de R$ 640 mil - nos projetos.

A Escola Agrícola do Tocantins receberá um investimento de R$ 242,840 mil para ampliação e reforma dos prédios. Para a ampliação da Escola Agrícola de Uirapuru, serão doados R$ 157,482 mil. Já o terceiro projeto, que trata da alfabetização da comunidade descendente de escravos da região de Cavalcante, receberá R$ 237 mil.

 


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