Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 35 - 15 a 21 de março de 2004
 


       Workshop
De 23 a 25 de março, a Cooperação Brasil-Canadá vai promover, em Brasília, um workshop com Jan Donio, membro da Association of Canadian Community Colleges. Ele vai capacitar professores em estratégias de sucesso para replicação em educação.

 


       Febrace
A Diretoria de Ensino Médio da Semtec participou, de 10 a 13 de março, em São Paulo, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - criatividade e inovação (Febrace). Realizada anualmente, a feira foi criada para incentivar novos talentos entre jovens e adolescentes da educação fundamental, média e tecnológica de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
Semtec capacita avaliadores

Profissionais são responsáveis pelo credenciamento de cursos superiores de tecnologia

Capacitar professores para integrar as comissões avaliadoras da educação profissional. Com este propósito, a Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec/MEC) criou um programa de formação de avaliadores de cursos de ensino tecnológico. Esses profissionais são os responsáveis pelo credenciamento de cursos superiores de tecnologia, oferecidos pela rede federal de educação, e respondem por suas autorizações de funcionamento e seu reconhecimento. Os coordenadores do projeto também divulgaram a política da educação profissional e tecnológica do MEC entre os participantes do curso, que teve mais de 1,8 mil inscritos, dos quais somente duzentos foram selecionados.

O programa, que começou em 24 de novembro, completou 100 horas de aula no dia 10 de março, apresentadas no ambiente virtual de aprendizagem do Programa Nacional de Informática na Educação (Pro-Info), da Secretaria de Educação a Distância do MEC. Dividido em cinco módulos - conceitual, organização e desenvolvimento curricular, corpo docente e coordenador, infra-estrutura e documentação e tramitação de processos -, o curso permitiu que grande parte dos alunos participasse das atividades das comissões de avaliação.

Metodologia - Segundo o coordenador de formação de avaliadores da educação profissional e tecnológica da área da indústria, Aléssio Trindade, é a primeira vez que são selecionados especialistas para o trabalho nas comissões de avaliação, de maneira transparente. "Agregou-se, ainda, um treinamento desses profissionais, antes inexistente", diz Trindade. Outro mérito do projeto foi o desenvolvimento de uma metodologia de discussão de baixo custo, de questões da educação profissional, que pode ser aproveitada em outras áreas do conhecimento.

Ao final do curso, os novos avaliadores serão capazes, entre outras atividades, de orientar instituições no preenchimento dos formulários de avaliação do MEC, auxiliar escolas e professores sobre as características de projetos pedagógicos dos cursos superiores de tecnologia, candidatar-se para atuar como especialistas em uma das comissões da Coordenação-Geral de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica da Semtec e, também, elaborar pareceres.

 




Proposta regulamenta educação profissional

O Ministério da Educação encaminhará em breve para a Casa Civil uma proposta de decreto para regulamentar a educação profissional no País. O ensino profissionalizante, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é atualmente regido pelo Decreto no 2.208 de 1997.
Técnicos do MEC acreditam que o decreto em vigor dificulta, na prática, o ensino profissionalizante no ensino médio. Entre as conseqüências apontadas estão a restrição da oferta do ensino médio nas instituições federais de educação tecnológica e o não-crescimento do número de matriculados nos sistemas estaduais de ensino. Além disso, o ministério aponta a adaptação do ensino profissionalizante aos requisitos do mercado como contrário ao ideário de formação de um sujeito autônomo e protagonista de cidadania efetiva.

O decreto proposto pretende, além de revogar o atual, regulamentar os artigos 35 e 36 da LDB, que dispõem sobre o ensino médio, e os de número 39 a 41, que versam sobre a educação profissional. No novo decreto fica esclarecido como a educação profissional pode se integrar ao sistema escolar e, também, estão definidas as possibilidades de oferta de cursos em cada uma das etapas e dos níveis da educação nacional. O novo texto, entre outras proposições, disciplina a articulação entre a habilitação profissional técnica de nível médio e o ensino médio, e propõe a ampliação da carga horária dos cursos profissionalizantes para possibilitar a adequação à nova legislação.

Propostas - O decreto prevê quatro formas de articulação entre o ensino profissionalizante e o ensino médio: integrada na mesma instituição, integrada em instituições diferentes, concomitante e subseqüente.
Na forma integrada na mesma instituição, o aluno é conduzido à habilitação profissional técnica, integrada com o ensino médio, por meio da ampliação da carga horária atual em uma mesma escola. A forma integrada em diferentes instituições possibilita ao aluno cursar a habilitação profissional técnica em uma escola e o ensino médio em outra, mas com uma conclusão única. A forma concomitante permite ao aluno, por livre opção, aproveitar as oportunidades educacionais disponíveis em sua região, cursando o ensino médio e o profissionalizante ao mesmo tempo, mas por iniciativa própria. A forma subseqüente regulamenta a habilitação profissional para estudantes que já concluíram o ensino médio.

Prêmio Grupo Ciência será entregue dia 22

Os projetos melhores classificados na primeira edição do Grupo Ciência receberão os prêmios às 16 horas do dia 22, em Brasília, quando os representantes das equipes vencedoras participarão de uma solenidade no auditório do Ministério da Educação. O Prêmio Grupo Ciência contemplou 29 projetos, 26 para o prêmio regional e três para o nacional, entre 107 concorrentes de vários estados.

Os vencedores na categoria nacional, que receberão R$ 30 mil cada, foram o projeto Rádio-escola, do Liceu do Conjunto Ceará, em Fortaleza, o projeto Xadrez, do Centro de Ensino Médio 404, de Santa Maria (DF), e o projeto Rio(con)vida, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Freitas (PB).

As escolas vencedoras na categoria regional receberão, cada uma, R$ 20 mil. Foram premiadas iniciativas de todas as regiões do Brasil.

Os professores das escolas vencedoras participarão, também, de um seminário a distância sobre estratégias de sucesso para a educação, uma parceria do MEC com a Universidade de York, no Canadá.

O estabelecimento de relações entre os conhecimentos científicos, tecnológicos e matemáticos com os problemas sociais, culturais, econômicos e ambientais, a promoção de ações solidárias entre os participantes dos projetos e a comunidade e a participação ativa de estudantes e da comunidade extra-escolar foram, entre outros, critérios avaliados na seleção.
 


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