Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 104 - 8 a 14 de agosto de 2005
 


       Cefet-CE

O Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet-CE) está com inscrições abertas, até 12 de agosto, para o Programa Jovens Embaixadores nos Estados Unidos. Para se candidatar, os interessados devem ser alunos do ensino médio da rede pública do estado e preencher uma ficha na página eletrônica da instituição na internet. O programa vai selecionar 25 estudantes, entre 15 e 18 anos, segundo critérios de fluência oral e escrita em inglês, desempenho escolar, engajamento em atividades de responsabilidade social e condição socioeconômica.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3288-3674.




       Ensino técnico

Belo Horizonte foi sede na semana passada (3 e 4/8) do 1º Fórum Estadual de Ensino Técnico. A idéia foi discutir a melhoria desse nível da educação por meio de modificações nas grades curriculares dos cursos, de acordo com os avanços tecnológicos e as novas exigências do mercado de trabalho.

Os organizadores reuniram cerca de 300 participantes, entre membros dos poderes Legislativo e Executivo, empresários do setor industrial, educadores e estudantes. O Ministério da Educação foi representado no evento pela diretora de Política e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Ivone Maria Elias Moreyra, que participou da abertura do encontro e também de painel sobre formação profissional.



Rede Federal seleciona servidores

Escolas vão contratar 280 técnicos de diferentes áreas

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou o Ministério da Educação a contratar 280 servidores para as instituições federais de educação profissional e tecnológica, por meio de concurso público. A Portaria 208 está no Diário Oficial da União do dia 22 de julho.

Segundo o coordenador-geral de Supervisão da Gestão das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Gleisson Cardoso Rubin, para recompor os quadros dessas instituições seria necessário contratar dez vezes mais profissionais que o autorizado. "A contratação é necessária, porém insuficiente", diz.
Os salários variam de R$ 890,00 a R$ 1.500,00.

A seleção dos técnicos é de responsabilidade dos centros federais de educação tecnológica (Cefets), das escolas agrotécnicas federais (EAFs), das instituições vinculadas e da Escola Técnica de Palmas, que devem publicar os editais do concurso em seis meses, no máximo.

Clique aqui para ver o quadro de vagas por instituição.

 




Haddad: Educação é um sistema

O novo ministro da Educação, Fernando Haddad, acredita que a educação, dividida em cinco níveis de ensino, deve ser vista como um sistema, não como etapas de ensino independentes. Haddad lembra que o educador Anísio Teixeira, em 1932, já afirmava que o Brasil precisava constituir um sistema para entender o processo educacional. "O processo da educação é dado a partir da ampliação do horizonte do estudante e não do dirigente do ministério", afirma.

De acordo com Haddad, que tomou posse no dia 29 de julho, o MEC deve considerar o mesmo grau de importância para todos os níveis de ensino, do infantil à pós-graduação. "O Brasil não pode ter um foco na educação, como se a pós-graduação fosse um luxo", disse Haddad, que pretende dar continuidade aos quatro eixos de trabalho criados pelo ex-ministro Tarso Genro em 2004: fortalecimento da educação profissional, alfabetização aliada à educação de jovens e adultos, implantação do Fundo da Educação Básica (Fundeb) e reforma universitária.

Integração - Para resolver a elitização da educação profissional, o Ministério da Educação revogou o decreto que proibia o ensino médio integrado ao técnico e criou o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (ProEJA). "Em 2006, - diz o ministro Haddad - 10% de todas as vagas nas escolas técnicas serão destinadas a jovens com mais de 17 anos que queiram concluir o ensino médio com uma formação profissional básica ou técnica plena. A partir de 2007, serão 20% das vagas".

Metas - "Tenho como tarefa implementar o ProEJA nas 144 escolas técnicas federais e aprofundar a conexão entre a educação continuada e o EJA com outros programas sociais do governo, como o Bolsa-Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)", diz o ministro Fernando Haddad.



Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br