Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 107 - 29 de agosto a 4 de setembro de 2005
 


       Cefet-PR

O Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) oferecerá cursos técnicos integrados, a partir de 2006. Os programas, com duração de quatro anos, vão integrar os conteúdos do ensino médio e técnico. O modelo substituirá o ensino médio e o técnico subseqüente oferecidos na escola.

O edital para o exame de seleção dos novos cursos deve ser divulgado na segunda quinzena de novembro.

 



       Cefet-SE

O professor Clayton José da Silva disse que garantir a qualidade do ensino será sua meta na direção do Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (Cefet-SE). Para isso, pretende investir mais recursos da instituição na melhoria dos processos pedagógicos. Ele tomou posse na semana passada (23/8), em Brasília.

Outro objetivo do centro será buscar parcerias com empresas e instituições, para fomentar a pesquisa, a produção pedagógica e as atividades de extensão.

Projeto dissemina experiências de educação tecnológica

Inscrições para concurso terminam no dia 30 de setembro

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) recebe inscrições, até 30 de setembro, para o 1º Concurso Mercosul: Experiências Inovadoras em Educação Tecnológica. A idéia é melhorar os processos educativos, de gestão, de interação entre a escola e o setor produtivo e de empreendimentos em instituições brasileiras e do Mercosul, que possam servir de inspiração ou referência para outros projetos na Argentina, no Paraguai, no Uruguai, no Chile e na Bolívia.
Esses países estão fazendo um levantamento semelhante ao brasileiro e, no futuro, essas experiências integrarão um banco de práticas bem-sucedidas de educação profissional, como esclarece a coordenadora do concurso, Márcia Moreschi.

Podem ser inscritas iniciativas desenvolvidas nas instituições de ensino da educação profissional e tecnológica federais e também de escolas qualificadas como organizações sociais que estejam trabalhando em parceria com o governo brasileiro na prestação de serviços de interesse público.

A experiência inscrita deverá estar em vigência e apresentar resultados já mensurados, por meio de indicadores objetivos e comprováveis, e contar com, no mínimo, um ano de implementação até o término das inscrições.

O concurso divulgará até duas experiências inovadoras, que serão avaliadas de acordo com critérios de impacto, parcerias e articulação, relevância e coerência, aumento da capacidade de resposta da organização, utilização eficiente dos recursos e orientação para cidadania.

Os interessados deverão enviar as propostas para o seguinte endereço eletrônico:
marciamoreschi@mec.gov.br.
Outras informações estão na página da Setec na internet e podem ainda ser solicitadas por telefone - (61) 2104-9615 -, por fax - (61) 2104-8599 - ou por meio de correio eletrônico
.

 

 




Concefet tem novo presidente

O diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Pernambuco, Sérgio Gaudêncio, é o novo presidente do Conselho dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet). A eleição, realizada no dia 10 de agosto, indicou como vice-presidente o diretor do Cefet de Campos (RJ), Luiz Augusto Caldas Pereira, e, como tesoureiro, Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira, do Cefet Uberaba (MG).

Os novos membros do Conselho Fiscal do Concefet são: Paulo César Pereira (Cefet-Goiás), Consuelo Sielski (Cefet-Santa Catarina) e José Ferreira Costa (Cefet-Maranhão).

Durante seu mandato, que se estende até agosto de 2006, o professor Gaudêncio pretende dar continuidade às atuais propostas de luta do Concefet: implantação do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) na rede, discussão da reforma do ensino superior e integração da educação profissional com o ensino médio.

Proeja - Gaudêncio diz que a reserva de 10% das vagas de 2005 para o Proeja é um impedimento para algumas escolas, que não têm sequer professores de ensino médio. "Precisamos capacitar e contratar professores para trabalhar com jovens e adultos. Apesar de reconhecer a importância social da medida, a rede federal tem seus limites", reconhece.

Reforma -
Nossa principal reivindicação é a transformação imediata dos cefets em centros universitários. De acordo com a versão atual da proposta de reforma universitária, os cefets continuariam na situação atual. "Não podemos ficar em uma situação de não-existência, já que não seríamos considerados nem centros universitários, faculdades ou universidades", diz Gaudêncio, que lembra o Decreto 5.224/2004, que reconhece os cefets como instituições de nível superior.

Integração - O Decreto 5.154/2004, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, integra a educação profissional ao ensino médio e "nossa bandeira é oferecer esses cursos com a mesma qualidade com que já ministramos os atuais", diz Gaudêncio. Algumas instituições da rede vão adotar a integração e outras não. Tudo dependerá da realidade de cada uma.


Integração da educação profissional será discutida em Brasília

O Ministério da Educação vai promover, nos dias 13 e 14 de setembro, em Brasília, seminário nacional para definir os planos estaduais de implantação da educação profissional integrada ao ensino médio. Os debates serão focados na vinculação da educação técnica com a educação básica.

Os participantes do evento também vão discutir um currículo de ensino médio integrado ao técnico e a elaboração de projetos para implantar a modalidade de maneira articulada com os planos regionais de desenvolvimento. A intenção do MEC é preparar os alunos para colaborarem com o desenvolvimento econômico do estado e do país. Os estados interessados vão receber apoio financeiro e assistência técnica e pedagógica.

Segundo o Censo Escolar de 2004 realizado pelo Inep/MEC, existem no Brasil 676 mil alunos matriculados no ensino técnico de nível médio e 9,1 milhões no ensino médio regular.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br