Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 113 - 10 a 16 de outubro de 2005
 


       Cefet-RJ

As inscrições para o processo seletivo do Cefet do Rio de Janeiro estarão abertas até 28 de outubro. São oferecidas 900 vagas para os cursos de administração, edificações, eletromecânica, eletrônica, eletrotécnica, enfermagem, informática, mecânica, meteorologia, segurança do trabalho, telecomunicações e turismo e entretenimento.

Mais informações no portal
http://www.cefet-rj.br.




       Cefet-SC

O Cefet de Santa Catarina lançou este mês seu primeiro curso de especialização na área de gestão pública. Prepara, agora, a abertura dos programas de graduação em gestão em sistema de energia e o curso de especialização em desenvolvimento de produtos eletrônicos digitais.

Eliezer Pacheco é o novo titular da Setec

Escola de Fábrica e Proeja serão programas prioritários

O professor Eliezer Moreira Pacheco é, desde a semana passada (5 de outubro), o novo titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Ele substitui Antonio Ibañez Ruiz, que retomou suas atividades no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília (UnB).

Eliezer pretende reforçar as ações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na área e investir esforços em programas como a Escola de Fábrica, o de integração do ensino médio com o profissional para jovens e adultos (Proeja) e o de expansão das escolas da rede federal.

Antes de ocupar a Setec, Eliezer Pacheco era presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Ele salienta que novas expectativas em relação ao desempenho dos profissionais estão surgindo. Para enfrentá-las, o trabalhador precisa, segundo Eliezer, ter boa formação geral e profissional. Por isso, as escolas da rede federal devem preparar os profissionais para o trabalho e para o exercício da cidadania.

O novo secretário é mestre em história pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em ciência política pela mesma instituição. Foi professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), do Instituto Educacional Dom Bosco e do Instituto Machado de Assis. Dentre os livros que publicou estão O Marxismo e a Questão Democrática, Racismo em uma Zona de Colonização Européia, O Movimento Sindical dos Professores e a Educação e Estado, Democracia e Cidadania.


 




Missão do MEC elabora projeto para Cabo Verde

Uma equipe do Ministério da Educação composta por seis professores, em coordenação com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), partiu no dia 7 deste mês para a Cidade da Praia, em Cabo Verde, com a missão de elaborar um diagnóstico do sistema de educação daquele país. Os professores ficam na África até 14 de outubro.

Segundo o responsável pelo tema na Assessoria Internacional do MEC, Alexandre Silveira, a idéia é montar projetos de cooperação técnica nas áreas de educação especial, residência médica, educação superior e educação profissional e definir um cronograma de atividades para a parceria.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também enviou um representante para verificar as condições técnicas para a instalação de uma base de dados científicos.

A professora Lisandra Lavoura Carvalho Passos, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Goiás, será uma das participantes da comitiva. Ela pretende diagnosticar o funcionamento da formação de trabalhadores em hotelaria de Cabo Verde. Ela conversará com os técnicos da área, a fim de identificar as demandas operacionais. Depois, preparará um roteiro de projeto de cooperação entre os dois países. Lisandra quer, ainda, apresentar a experiência dos centros federais de educação tecnológica.

Do Brasil, ela levará informações sobre as grades curriculares dos cursos superiores de tecnologia em planejamento turístico e de hotelaria, que têm duração de três anos e meio. "Fui escolhida pelo trabalho de consolidação desses programas no Cefet-GO", disse. Como coordenadora de ambos os cursos, ela vai agora enfrentar outro desafio: tentar estabelecer, com a equipe do MEC, um intercâmbio com os cabo-verdianos.

Alunos do Cefet-AM vão às ruas

Estudantes e funcionários do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Amazonas estão deixando a sala de aula para ir às ruas. O projeto, que integra o Programa de Voluntariado, tem como proposta estimular o gosto pela cultura e pela aprendizagem dos jovens das comunidades próximas à instituição.

A programação, que começou no dia 1º de outubro, no bairro Nova Israel, está sendo feita em parceria com a Pastoral do Menor. Estão previstas apresentações de grupos de música, teatro e dança do Cefet. Também serão realizados cursos e oficinas nas áreas de elétrica, mecânica, segurança do trabalho, química, meio ambiente, construção civil, prevenção à saúde, culinária, jogos e recreação.

As ações atendem, ainda, o público de outros núcleos de atuação da Pastoral do Menor, como a Colônia Santo Antônio, Monte das Oliveiras, Monte Pascoal e Terra Nova 2.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br