Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 128 - 13 a 19 de fevereiro de 2006
 


       Cefet-SE

O Cefet de Sergipe recebe, até 13 de fevereiro, inscrições para o curso de pós-graduação em Geotecnologias. A proposta é qualificar profissionais em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Sensoriamento Remoto, Processamento Digital de Imagens, Cartografia Digital, Posicionamento por Satélites (GPS), Conversão e Modelagem de Dados Geográficos e Modelagem Digital de Superfícies.

Informações podem ser obtidas pelos telefones (79) 3213-0908 ou 3213-0805.

 



       Cefet-PI

Em janeiro, 161 portadores de necessidades especiais foram certificados pelo Cefet-PI em cursos de pintura, modelagem, bijuterias, informática e na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em cinco anos de atividades, o Núcleo de Apoio a Portadores de Necessidades Especiais formou 644 pessoas, das quais 232 foram contratadas por empresas e 93 trabalham como autônomos.

Educação profissional é tema de prova de concurso

Vinte questões abordaram história e integração do setor

Cada vez mais presente no dia-a-dia de jovens que buscam uma oportunidade no mundo do trabalho, a educação profissional foi objeto, no dia 29 de janeiro, de três textos da prova elaborada para selecionar cinco secretários. No exame para o concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a empresa de seleção deu atenção especial à demanda dos cursos técnicos profissionalizantes no Brasil.

Em 20 questões, foram abordadas a história recente dessa modalidade de ensino no Brasil, a importância da integração do ensino propedêutico (preparatório) à educação profissional, a participação do setor privado e a expansão das escolas do setor.

O concurso, que teve, em média, concorrência de 700 candidatos por vaga, era destinado a um cargo de nível médio, com salário de R$ 5.579,72.

Coincidência ou não, a prova foi realizada na mesma semana em que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Fernando Hadad, e o secretário da Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, receberam os diretores das 144 unidades da rede federal de escolas de educação profissional.

Na reunião, o ministro anunciou o lançamento do edital para contratação de 900 professores e 600 técnicos administrativos para as 41 escolas que serão criadas em 2006 e 2007, num investimento de R$ 57 milhões.

 




Escola Técnica de Palmas terá 4 cursos superiores

Desenvolvimento de sistemas para web, construção de edifícios, gestão pública e sistemas elétricos são os quatro cursos que a Escola Técnica de Palmas, no Tocantins, criará ainda este ano. Com 260 vagas no total, as aulas terão início no segundo semestre. Com exceção do curso de gestão pública, que tem 80 vagas, todos os demais terão 60 estudantes.

O diretor da escola, Adail Pereira de Carvalho, diz que dez professores serão contratados brevemente e que hoje a instituição é uma referência de educação profissional no estado.

Os quatro cursos foram avaliados, em dezembro de 2005, por uma comissão do Ministério da Educação, segundo critérios de organização curricular, coordenação e corpo docente, estrutura física e planejamento econômico e financeiro. Segundo a avaliação, todos os quesitos foram considerados excelentes e obtiveram conceito "A".

Com os novos cursos superiores, o número de vagas da escola salta de 850 para 1.110. Atualmente, são oferecidos nove cursos técnicos de nível médio, nas áreas de agrimensura, agronegócios, edificações, eletrônica, informática, eletrotécnica, saneamento ambiental, secretariado, turismo e hospitalidade.

 


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br