Sílvio de Amorim Júnior tem um problema motor, resultado de uma paralisia cerebral. Estudante do terceiro ano do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Pernambuco, ele nunca tinha jogado xadrez. Até conhecer o professor de matemática Paulo Antunes, que utiliza o jogo nas aulas para acelerar o raciocínio dos alunos. Paulo o incentivou a jogar.
O estudante começou como monitor do jogo no Cefet. Apesar de ainda estar aprendendo, já sente os resultados das práticas na vida cotidiana. “Estou com o raciocínio mais rápido e tenho mais amigos. Aprendi, ainda, a ver como é a pessoa pela forma como ela joga”, diz.
A diversidade é uma das marcas da cultura, e o Cefet-PE valoriza as múltiplas manifestações da linguagem de seus alunos. Na instituição, os professores ensinam uma variante do xadrez a alunos com necessidades especiais.
Essa experiência e outros relatos serão abordados e apresentados na terceira série dos Cadernos Temáticos. A publicação, que será lançada no dia 16 de maio, em Brasília, é uma realização da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O objetivo é divulgar experiências inovadoras, pesquisas, informações e atualidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
A série é divida em cinco volumes: meio ambiente, gestão, linguagem, comunidade e tecnologias brasileiras. Cada volume apresenta as mais interessantes experiências vivenciadas nas escolas da rede e são relatadas por meio de reportagens, artigos científicos, experiências e práticas pedagógicas.