Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 196 - 24 a 30 de março de 2008
 


       Pesca

A Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, em Mato Grosso, promove nos dias 24, 25 e 26 de março o 1º Encontro para Implantação do Núcleo de Pesquisa Aplicada da Região Centro-Oeste na Área de Pesca e Aqüicultura Familiar. A construção desse núcleo é uma ação do Acordo de Cooperação entre a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca – Seap/PR e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec/MEC. O acordo prevê a construção de uma política para a formação humana na área de pesca marinha (oceânica), continental (rios, lagos) e aqüicultura familiar. De 26 a 29 de março será realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso o encontro para implantação do núcleo de pesca em Cuiabá. Ao todo, serão criados 14 núcleos em todas as regiões do país. Mais informações no telefone (61) 2104-8550.
 
Acre

A capital do Acre, Rio Branco, realiza nesta sexta-feira, 28, audiência pública para escolha dos cursos técnicos que serão ofertados na nova escola de educação profissional. Pelo perfil econômico da região, baseado nos setores da pecuária, comércio, indústria de transformação, construção civil, agricultura e silvicultura, as áreas dos cursos deverão estar concentradas em química, eletromecânica, gestão e construção civil. O Ministério da Educação vai investir R$ 5 milhões para a construção da unidade, prevista para ser entregue em 2009. A audiência pública será realizada a partir das 8h, no auditório do Sebrae, em Rio Branco. 


       Congresso

A Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, em São Paulo, está recebendo inscrições para o I Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Tecnológica (CBTecLE), que será realizado em abril. O Congresso é dirigido a professores e pesquisadores de línguas estrangeiras do ensino tecnológico superior público e privado do Brasil, estudantes do ensino superior tecnológico e profissionais do setor empresarial. O número de vagas é limitado a 300 lugares. Os valores, as instruções para participação e inscrição estão na página da Fatec Indaiatuba, no endereço www.fatecindaiatuba.edu.br/cbtecle/index.php.
Educação nos presídios

O número da população carcerária aumentou de forma expressiva nos últimos 12 anos. Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), até junho de 2007 havia 419.551 detidos em penitenciárias e delegacias. Em 1995 eram 148.760 presos no país. O Brasil ocupa hoje a oitava posição no número de população carcerária do mundo. Conforme o Depen, se fossem contabilizados os mandados de prisão expedidos e não cumpridos, o país disputaria com Cuba a terceira posição mundial.

Criado em outubro do ano passado, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), uma iniciativa do Ministério da Justiça (MJ), tem como objetivo integrar ações de segurança pública e políticas sociais para o enfrentamento da criminalidade no Brasil. Como parte das atividades do Pronasci, o Ministério da Educação, juntamente com o MJ e a Secretaria Nacional de Juventude, promoveu durante toda esta semana a Oficina de Trabalho para o Planejamento Estratégico da Oferta de Educação nas Prisões.

No primeiro dia da reunião foi apresentada a proposta de oferta do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no sistema prisional. Segundo Caetana Rezende, coordenadora-geral de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, essa oferta pode acontecer de diversas formas, dentro e fora das unidades penitenciárias. “Temos que diagnosticar os cursos mais adequados, de acordo com a região em que a penitenciária se encontrar”, ressalta a coordenadora da Setec.

Participaram do encontro os coordenadores de EJA nos estados e os gestores da Administração Penitenciária Nacional. O evento resultará em uma proposta de oferta da Educação de Jovens e Adultos nas prisões, que será divulgada posteriormente pelo Pronasci. Informações sobre o Pronasci podem ser obtidas no telefone (61) 3429-3334 ou no sítio do programa. Informações adicionais sobre o Proeja também estão disponíveis pelo telefone (61) 2104-8550 ou pela página eletrônica da Setec.

 




Restaurador de imóvel terá certificado

Eles lidam com materiais e técnicas de construção antigas. Possuem noções de história da arte e de arquitetura, para não comprometer a pureza do estilo arquitetônico original. A partir de agora, os restauradores de imóveis serão certificados nacionalmente pela Oficina Escola, que qualifica jovens para o ofício no Brasil há 20 anos.

A certificação desses profissionais foi tema de convênio entre o Ministério da Educação e a Agência de Cooperação Espanhola para o Desenvolvimento. O acordo prevê que as escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica realizem um trabalho conjunto com a Oficina Escola para torná-la apta a certificar pessoas especializadas na área. Na rede, o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Ouro Preto (MG) é a única escola a oferecer um programa de formação na área, o curso superior de tecnologia em conservação e restauração de imóveis.

“A experiência piloto será implantada no Cefet da Paraíba”, revela o diretor de Formação de Políticas da Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Luiz Augusto Caldas Pereira.

O curso superior de tecnologia em conservação e restauração de imóveis é inédito no país. Seu objetivo é formar pessoas qualificadas para promover a conservação e restauração de prédios, igrejas e casarios, imóveis detentores de valor histórico e artístico.

 


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br