Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 219 - 1º a 7 de setembro de 2008
 


       Jornada Sul
A II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica, que teve início esta semana, em Pelotas (RS), divulga e consolida a produção científica da educação profissional na região. O evento está sendo realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Pelotas.

O tema da jornada é Educação Profissional e Tecnológica no Mundo do Trabalho. O encontro reúne pesquisadores, servidores, alunos de instituições públicas e privadas e comunidade.




       Destaque
Aproximadamente há um ano, alunos do curso técnico em eletrônica do Cefet Pelotas (RS) e o professor Rafael Galli começaram a trabalhar na montagem de um protótipo de veículo eletrônico. A idéia é montar o miniveículo a partir do uso de sucatas de bicicletas e automóveis, o que reduz o custo do projeto. O protótipo é um dos destaques da II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul.

"Com menos de R$ 1 mil, conseguimos montar esse primeiro protótipo", conta o professor Galli. "Usamos quase todas as peças recicladas de bicicletas, apenas a bateria e o volante são de automóveis comuns", ressalta.

Brasil Profissionalizado

Programa incentiva expansão de matrículas no ensino médio integrado nas redes públicas estaduais

Ceará, Bahia, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins são alguns dos estados que receberão, ainda este ano, recursos do Brasil Profissionalizado. O programa busca incentivar a expansão de matrículas no ensino médio integrado nas redes públicas estaduais.

A meta é investir R$ 900 milhões até 2011 na construção, ampliação ou reforma de escolas públicas de ensino médio e profissional. Esses recursos podem ser utilizados, ainda, na aquisição de mobiliário, equipamentos e laboratórios, além da melhoria na gestão, práticas pedagógicas e formação de professores.

Todos os estados que possuem rede de ensino médio ou de educação profissional de nível médio e tenham assinado o Compromisso Todos pela Educação podem fazer suas solicitações. O Ministério da Educação avalia as demandas e convoca o estado, definindo quais serão atendidas, de acordo também com as carências locais.

Números - A expectativa inicial é que, nos quatro anos de realização do programa sejam atendidos 1,8 mil municípios em todo o Brasil; 3,6 mil escolas construídas, ampliadas ou reformadas; 400 mil alunos atendidos; 7,9 mil laboratórios construídos e equipados e mais de 133 mil professores capacitados em todo o país. Ainda este ano, a Bahia receberá R$ 38 milhões do Brasil Profissionalizado; Ceará, R$ 66 milhões; Mato Grosso, R$ 35 milhões; Pará, R$ 38 milhões; Piauí, R$ 6 milhões; e Tocantins, R$ 41 milhões.

 




O desafio das universidades estaduais e municipais

A participação de representantes de 43 das 46 instituições de ensino superior filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), no painel de oportunidades nas políticas do Ministério da Educação, realizado no dia 27 de agosto, em Brasília, mostra o interesse das universidades em ampliar sua participação nas políticas de educação pública. O evento trouxe a Brasília 38 reitores e cerca de 120 pró-reitores para conhecer os programas do MEC, da educação infantil à pós-graduação.

O painel de oportunidades constou de uma apresentação detalhada das ações e programas de todas as secretarias do MEC e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que, desde o início de 2008, coordena as ações de formação de professores.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, apresentou as políticas da educação profissional e a expansão da rede federal tecnológica promovida no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Eliezer, o país tem hoje cerca de 200 mil postos de trabalho desocupados por falta de mão-de-obra qualificada. Para mudar essa realidade, explicou, será preciso fazer uma revolução cultural banindo a tradição bacharelesca de desprezo pelo mundo do trabalho.
De acordo com o secretário, o Brasil tem hoje 20 engenheiros para um técnico. A solução desse gargalo, que impacta o desenvolvimento do país, será alcançada com a expansão da educação profissional. O programa de expansão da rede federal prevê chegar ao final de 2009 com 214 novas escolas técnicas que, somadas às 140 construídas nos últimos 100 anos, serão 354.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
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