Festival de Artes
O Cefet-GO vai promover, de 20 a 26 de setembro, o 7º Festival de Artes e o 6º Seminário Goiano de Educação Estética. Os eventos deste ano têm em sua programação diversas atividades. Dentre elas, destacam-se apresentações musicais, oficinas de artes plásticas, de música, teatro, cinema e dança. Dentre os debates, os destaques são: a mesa-redonda sobre formação humanística nos cursos de tecnologia, com a contadora de histórias Bia Bedran e a professora Ana Mãe Barbosa; a que trata de novas tecnologias no ensino de arte e sua relação com as culturas da mídia, com as professoras Ivani Santana e Suzete Venturelli; e a que vai discutir linguagem artística, com os professores Márcio Pizarro e Elisa Martinez. A programação completa está na Internet.
Alfabetização
O Cefet-BA lançou o projeto Coração de Estudante - Educação para Jovens e Adultos, para complementar a escolaridade de servidores da escola. Com investimento próximo a R$ 55 mil, o projeto tem como parceira a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. De um total de 340 servidores administrativos, 50 necessitam concluir a educação básica. Eles têm idade média de 48 anos e, segundo o professor Antônio Carlos Cavalcanti, coordenador-geral de Recursos Humanos da escola, estão sendo persuadidos a se engajar no curso. As aulas começam em outubro e haverá dois segmentos: um até a quarta série e outro até o oitavo ano da educação básica.
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Educação profissional deve ser integrada na América Latina
Lideranças discutem fortalecimento do setor no continente
Lideranças da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Nicarágua e Uruguai concluíram, em reunião realizada na semana passada, em Brasília, serem necessários a integração e o desenvolvimento de ações para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica. O encontro reuniu membros do Centro Internacional para Educação Vocacional e Técnica e Treinamento (Unevoc) e da Oficina Regional de Educação para a América Latina (Orealc), organismos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O fortalecimento de uma rede de centros de formação profissional passa pela viabilização de fóruns de discussão, o estabelecimento de redes regionais, o intercâmbio interinstitucional, a discussão de modelos de cooperação e a elaboração de um plano estratégico. Ações para financiamento, articulação de políticas públicas, capacitação de formadores, certificação de centros de estudo e discussão de sistemas de gestão também devem ter investimentos, segundo os estudiosos.
PR e ES preparam implementação do ensino médio técnico
Paraná e Espírito Santo já começam a planejar, junto com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, a implementação do ensino médio integrado ao técnico em 2005. Representantes das secretarias da Educação de ambos os estados discutiram recentemente com dirigentes do ministério um plano de trabalho para a viabilização do Decreto 5.154, que introduziu a possibilidade do novo modelo de ensino.
O Paraná deve começar a nova modalidade em 11 colégios agrícolas e em um florestal. O Estado já tem previsão de concurso para professores na área agropecuária e estuda a formação de gestores com recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep) da Setec.
No Espírito Santo, 17 escolas de ensino médio deverão implementar o novo modelo em 2005 e, para isso, querem o apoio do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed), mantido pelo MEC. Das 17 escolas, 14 já estão sendo reformadas e receberão laboratórios de informática com recursos do Promed. Há previsão de concurso para professores para janeiro de 2005 e a ênfase do ensino médio integrado ao técnico será na área de serviços. O estado pretende formalizar convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefet-ES) para a capacitação de gestores.
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