Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 60 - 13 a 19 de setembro de 2004
 


       Festival de Artes

O Cefet-GO vai promover, de 20 a 26 de setembro, o 7º Festival de Artes e o 6º Seminário Goiano de Educação Estética. Os eventos deste ano têm em sua programação diversas atividades. Dentre elas, destacam-se apresentações musicais, oficinas de artes plásticas, de música, teatro, cinema e dança. Dentre os debates, os destaques são: a mesa-redonda sobre formação humanística nos cursos de tecnologia, com a contadora de histórias Bia Bedran e a professora Ana Mãe Barbosa; a que trata de novas tecnologias no ensino de arte e sua relação com as culturas da mídia, com as professoras Ivani Santana e Suzete Venturelli; e a que vai discutir linguagem artística, com os professores Márcio Pizarro e Elisa Martinez. A programação completa está na Internet.



       Alfabetização

O Cefet-BA lançou o projeto Coração de Estudante - Educação para Jovens e Adultos, para complementar a escolaridade de servidores da escola. Com investimento próximo a R$ 55 mil, o projeto tem como parceira a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. De um total de 340 servidores administrativos, 50 necessitam concluir a educação básica. Eles têm idade média de 48 anos e, segundo o professor Antônio Carlos Cavalcanti, coordenador-geral de Recursos Humanos da escola, estão sendo persuadidos a se engajar no curso. As aulas começam em outubro e haverá dois segmentos: um até a quarta série e outro até o oitavo ano da educação básica.

Educação profissional deve ser integrada na América Latina

Lideranças discutem fortalecimento do setor no continente

Lideranças da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Nicarágua e Uruguai concluíram, em reunião realizada na semana passada, em Brasília, serem necessários a integração e o desenvolvimento de ações para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica. O encontro reuniu membros do Centro Internacional para Educação Vocacional e Técnica e Treinamento (Unevoc) e da Oficina Regional de Educação para a América Latina (Orealc), organismos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O fortalecimento de uma rede de centros de formação profissional passa pela viabilização de fóruns de discussão, o estabelecimento de redes regionais, o intercâmbio interinstitucional, a discussão de modelos de cooperação e a elaboração de um plano estratégico. Ações para financiamento, articulação de políticas públicas, capacitação de formadores, certificação de centros de estudo e discussão de sistemas de gestão também devem ter investimentos, segundo os estudiosos.


PR e ES preparam implementação do ensino médio técnico

Paraná e Espírito Santo já começam a planejar, junto com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, a implementação do ensino médio integrado ao técnico em 2005. Representantes das secretarias da Educação de ambos os estados discutiram recentemente com dirigentes do ministério um plano de trabalho para a viabilização do Decreto 5.154, que introduziu a possibilidade do novo modelo de ensino.

O Paraná deve começar a nova modalidade em 11 colégios agrícolas e em um florestal. O Estado já tem previsão de concurso para professores na área agropecuária e estuda a formação de gestores com recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep) da Setec.

No Espírito Santo, 17 escolas de ensino médio deverão implementar o novo modelo em 2005 e, para isso, querem o apoio do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed), mantido pelo MEC. Das 17 escolas, 14 já estão sendo reformadas e receberão laboratórios de informática com recursos do Promed. Há previsão de concurso para professores para janeiro de 2005 e a ênfase do ensino médio integrado ao técnico será na área de serviços. O estado pretende formalizar convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefet-ES) para a capacitação de gestores.


 




Rio do Sul forma agricultores em gestão de negócios

Formar jovens agricultores nas áreas de produção agropecuária, organização e gestão de negócios na região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Esta é a idéia do curso que a Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Rio do Sul montou em parceria com a Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Três turmas já foram montadas, nos municípios de Agronômica, Petrolândia e Presidente Getúlio.

As aulas, que começaram no final de julho, enfocam o dinamismo econômico condicionado pela sustentabilidade. Buscam ainda a inserção do jovem na sociedade e o uso racional dos recursos naturais.
O projeto tem 12 módulos e trabalha, principalmente, questões relacionadas à autonomia, comunicação, cooperação, liderança, valores culturais, participação e articulação dos jovens na sociedade.

Segundo o diretor da EAF, Cláudio Adalberto Koller, o projeto pretende, a partir da avaliação dos resultados alcançados com os 53 alunos iniciais, atingir 700 jovens trabalhadores agrícolas rurais do Alto Vale do Itajaí. Para ser selecionado, o aluno tem que ser maior de 14 anos e residir na área rural.

O curso de formação do jovem rural cooperativista, que teve investimento total de R$ 103 mil, tem apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional de Ibirama, de Rio do Sul e de Ituporanga, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola do Estado de Santa Catarina (Cidasc), da Casa Familiar Rural de Rio do Sul e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 


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