Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 32 - 16 a 22 de fevereiro de 2004
 


       Oficina 1

A participação do Movimento Negro; a discussão de estratégias de combate ao racismo na educação; o debate sobre a implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas nas escolas de níveis fundamental e médio; e a troca de idéias para ampliar o acesso e a permanência de um maior número de negros e indígenas no ensino superior são algumas das propostas da oficina de planejamento dos fóruns estaduais A População Negra e o Ensino Médio, promovida pela Semtec entre os dias 4 e 6 de fevereiro.




       Oficina 2

Os fóruns serão realizados em vários estados para promover, mapear e discutir experiências de ingresso e permanência do jovem negro no ensino médio. É objetivo, também, fomentar a reflexão sobre as formas de combate à discriminação étnico-racial na escola.
O primeiro encontro, que tem como público representantes do movimento negro e professores do ensino médio, está previsto para março, no Amapá.

 

Pesquisadores avaliam educação indígena

Ensino médio indígena será mapeado em dez áreas do País

O programa Diversidade na Universidade selecionou, entre mais de 250 currículos, 13 pesquisadores - antropólogos, sociólogos, pedagogos e lingüistas - para produzir um diagnóstico da situação escolar dos povos indígenas em dez áreas do País. O MEC vai investir R$ 145 mil nesse trabalho.

Até agosto, dez desses pesquisadores levantarão e sistematizarão dados como números de indígenas matriculados dentro e fora de suas terras, formação de professores, povos atendidos com ensino médio nas aldeias, movimentação escolar, recursos humanos e materiais, parcerias e reconhecimento de escolas, entre outros dados. Analisarão, ainda, a condição dos alunos indígenas de ensino médio dentro e fora das terras e identificarão as expectativas desses povos quanto ao ensino médio.

Outro profissional organizará um dossiê de todos os cursos de formação de professores indígenas do País. O dois pesquisadores restantes ficarão responsáveis pela avaliação de cada um dos projetos inovadores de cursos indígenas.

Meta - O programa Diversidade na Universidade, desenvolvido pela Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec/MEC), combate a exclusão social, étnica e racial no Brasil. Isso significa melhorar as condições e as oportunidades de ingresso e permanência no ensino superior de jovens e adultos de grupos socialmente desfavorecidos, especialmente populações afro-descendentes e povos indígenas.

Os recursos para o programa provêm do Tesouro Nacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que aplicarão, nos próximos três anos, US$ 9 milhões em projetos de cursos pré-vestibulares e em outras atividades.

Conheça a distribuição dos pesquisadores por estados, regiões e povos indígenas.
 




Cefet Campos recebe inscrições para pós-graduação

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Campos (Rio de Janeiro) receberá inscrições, entre 16 e 20 de fevereiro e 1º e 5 de março, de candidatos interessados em disputar uma das 90 vagas destinadas aos cursos de pós-graduação lato sensu de Produção e Sistemas, Educação Ambiental e Literatura, Memória Cultural e Sociedade. Os cursos, gratuitos, têm 360 horas de aula e 30 vagas cada um.

A seleção dos estudantes será feita em duas fases. Na primeira, uma comissão vai analisar o currículo e o histórico da graduação de cada candidato, que depois passará por entrevista.

O Cefet de Campos já mantém dois cursos de pós-graduação: um de Produção e Sistemas e outro de Astronomia. Para o coordenador de pesquisa e pós graduação da instituição, Romeu e Silva Neto, a abertura dos cursos está em acordo com a meta daquele Cefet de se consolidar como centro de excelência em pesquisas e pós-graduação regional.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone (22) 2733-3255, ramal 4229.


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