Oficina 1
A participação do Movimento Negro; a discussão de estratégias de combate ao racismo na educação; o debate sobre a implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas nas escolas de níveis fundamental e médio; e a troca de idéias para ampliar o acesso e a permanência de um maior número de negros e indígenas no ensino superior são algumas das propostas da oficina de planejamento dos fóruns estaduais A População Negra e o Ensino Médio, promovida pela Semtec entre os dias 4 e 6 de fevereiro.
Oficina 2
Os fóruns serão realizados em vários estados para promover, mapear e discutir experiências de ingresso e permanência do jovem negro no ensino médio. É objetivo, também, fomentar a reflexão sobre as formas de combate à discriminação étnico-racial na escola. O primeiro encontro, que tem como público representantes do movimento negro e professores do ensino médio, está previsto para março, no Amapá.
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Pesquisadores avaliam educação indígena
Ensino médio indígena será mapeado em dez áreas do País
O programa Diversidade na Universidade selecionou, entre mais de 250 currículos, 13 pesquisadores - antropólogos, sociólogos, pedagogos e lingüistas - para produzir um diagnóstico da situação escolar dos povos indígenas em dez áreas do País. O MEC vai investir R$ 145 mil nesse trabalho.
Até agosto, dez desses pesquisadores levantarão e sistematizarão dados como números de indígenas matriculados dentro e fora de suas terras, formação de professores, povos atendidos com ensino médio nas aldeias, movimentação escolar, recursos humanos e materiais, parcerias e reconhecimento de escolas, entre outros dados. Analisarão, ainda, a condição dos alunos indígenas de ensino médio dentro e fora das terras e identificarão as expectativas desses povos quanto ao ensino médio.
Outro profissional organizará um dossiê de todos os cursos de formação de professores indígenas do País. O dois pesquisadores restantes ficarão responsáveis pela avaliação de cada um dos projetos inovadores de cursos indígenas.
Meta - O programa Diversidade na Universidade, desenvolvido pela Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec/MEC), combate a exclusão social, étnica e racial no Brasil. Isso significa melhorar as condições e as oportunidades de ingresso e permanência no ensino superior de jovens e adultos de grupos socialmente desfavorecidos, especialmente populações afro-descendentes e povos indígenas.
Os recursos para o programa provêm do Tesouro Nacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que aplicarão, nos próximos três anos, US$ 9 milhões em projetos de cursos pré-vestibulares e em outras atividades.
Conheça a distribuição dos pesquisadores por estados, regiões e povos indígenas.
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