Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica      Nº 95 - 6 a 12 de junho de 2005
 


       EAF-Barreiros

Dar assistência às famílias assentadas nos arredores da Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Barreiros, em Pernambuco, será uma das metas do diretor Emílio Moacir do Amaral Gonçalves, empossado, na semana passada, em Brasília.

Além de abrir a escola para a comunidade, Emílio Gonçalves pretende trabalhar a agricultura familiar com as 30 famílias assentadas. Ele tem, ainda, um projeto para desenvolver cursos de curta duração para a comunidade, nas áreas de agroindústria, beneficiamento de carne e leite e fruticultura.

Outras de suas metas são: o desenvolvimento de um programa de capacitação e de valorização dos servidores; o fortalecimento da gestão democrática, com participação direta da comunidade; e a melhoria da infra-estrutura do internato.




       EAF-Santa Inês

A Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês, na Bahia, promove, de 6 a 10 de junho, a 1ª Semana de Atualização em Agropecuária, para discutir o desenvolvimento sustentável no Semi-árido brasileiro.

Serão oferecidos dez palestras e igual número de cursos, ministrados por professores de universidades e instituições regionais.

Dentre os temas, destaques para agricultura familiar, agronegócio, caprinocultura e ovinocultura, crédito rural, cultura do sisal, desenvolvimento rural sustentável, floricultura, meio ambiente e uso da água.

Informações pelo telefone (73) 35361210, ramal 224.

 

Japão oferece bolsas para cursos profissionais

 Programas incluem Arquitetura, Design, Fotografia e Turismo

As inscrições para bolsas de estudo oferecidas pelo governo japonês estão abertas até 28 de junho. Os cursos em oferta são nas áreas de educação profissional, ensino técnico, graduação e pós-graduação.

São 13 os cursos de educação profissional e incluem Arquitetura, Design, Fotografia e Turismo. Os técnicos - que no Japão equivalem ao nível superior - privilegiam as Engenharias, em seis diferentes habilitações, e cobrem ainda Arquitetura, Ciência da Computação e Marinha Mercante. Já a oferta para a graduação vai das áreas de Ciências Naturais às de Humanas e Sociais.

O valor da bolsa é de 135 mil ienes, por mês (175 mil no caso da pós-graduação), que equivalem a cerca de R$ 3 mil.

Os candidatos aprovados nos cursos de pós-graduação, depois de aprovados pelo programa, apesar de ficarem credenciados a desenvolver um projeto de pesquisa no Japão, deverão prestar ainda um exame de admissão para o mestrado ou doutorado.

O processo de seleção tem três fases: pré-seleção, provas e entrevistas. É fundamental ter bom conhecimento em inglês, pois além da avaliação do idioma, as provas de seleção serão feitas nessa língua. É recomendado ter algum conhecimento de japonês, mas o teste feito nesse idioma não é eliminatório. Todos os aprovados no programa - vetado a brasileiros com dupla nacionalidade - freqüentarão um curso intensivo de japonês, com duração de seis meses.

As aulas começam em abril de 2006.

Não há número definido de vagas e a intenção é custear os estudos de todos os que se mostrarem aptos.

Inscrições: Até 10 de junho, para cursos de pós-graduação
Até 28 de junho, para cursos de educação profissional

Requisitos:
Concluir o ensino médio até março/2006; ter entre 17 e 21 anos até 1º/4/2006; e domínio da língua inglesa ou japonesa.

Informações:
http://www.br.emb-japan.go.jp
(61) 442-4200.

 




Muzambinho e Machado recebem inscrições para curso de cafeicultura

As Escolas Agrotécnicas Federais de Muzambinho e Machado, em Minas Gerais, recebem inscrições para o curso superior de tecnologia em Cafeicultura.

O curso de Muzambinho tem 36 vagas e duas seleções anuais. As inscrições para a seleção do segundo semestre de 2005 terminam no dia 8 de julho.

A escola pretende formar profissionais especialistas em café, nas fases de produção, colheita e pós-colheita. Os profissionais formados poderão trabalhar como autônomos, em cooperativas, em empresas rurais e até em companhias exportadoras.

O curso será desenvolvido, no mínimo, em seis semestres, e, no máximo, em dez.

A EAF de Muzambinho termina, atualmente, o Circuito do Café. São quatro salas de aula, dois laboratórios de análise, classificação e prova de café. Há também um setor destinado ao preparo do café (com via úmida - lavador, descascador de cereja e desmucilador; via seca - três secadores, quatro tulhas, máquina beneficiadora; e terreiro de café). Fazem parte, ainda, do Circuito do Café 70 mil pés de café plantados, nas mais diversas idades, experimento de concorrência de produção de linhagens promissoras, e campo de produção de sementes com as 13 linhagens mais produtivas na região.

Outras informações estão disponíveis no portal da escola na internet.

Machado - As inscrições para o curso superior de tecnologia em Cafeicultura Empresarial da Escola Agrotécnica Federal de Machado serão recebidas até 1º de julho.

A proposta curricular do curso aborda diferentes modalidades da cadeia cafeeira e diversos temas, como a agricultura sustentável, a classificação e degustação do café e o desenvolvimento de novos produtos.

O vestibular selecionará duas turmas, de 30 alunos cada. A primeira, diurna, com início das aulas em agosto, e a outra, noturna, com as aulas a partir de fevereiro de 2006.

Mais dados sobre o curso podem ser encontrados na internet.


Boletim eletrônico semanal interno da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília-DF
Redação: (61) 2104-9526 / 2104-8127 - Envie sua sugestão de pauta para: setec@mec.gov.br